A maioria faz cara feia só de ouvir falar. Preocupados com a nova e desconhecida concorrência nas ruas desde quinta-feira, os taxistas de Porto Alegre começam a se perguntar se o Uber - aplicativo que conecta passageiros a motoristas para transporte individual privado - vai apenas aumentar a disputa pelo passageiro ou se poderá, também, transformar-se em uma nova oportunidade de trabalho.
Uber cadastra primeiros motoristas em Porto Alegre
Há 16 anos na função e com ponto na Avenida Borges de Medeiros, Daian Cordazzo, 34 anos, comprou um Corolla preto há seis meses prevendo que o serviço - que já chegou São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte (MG) e Maceió (AL) - mais cedo ou mais tarde aterrissaria em Porto Alegre.
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Não deu outra. Com boa parte dos colegas reclamando da baixa demanda, ele enxerga o Uber como uma chance de escapar da maré baixa. Mas garante que não vai se afobar: planeja esperar cerca de um ano e meio para ver como a novidade vai ser recebida por aqui.
- Se der certo, só vou tirar o adesivo vermelho, porque o meu carro já é preto e no padrão que eles exigem - argumenta, orgulhoso de manter o veículo rigorosamente limpo, ter bancos de couro e oferecer chicletes e bombons para os passageiros.
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Queda de 30%
Ao comparar o número de corridas que fazia na mesma época do ano passado, Delmar Lopes Fernandes, 47 anos, percebe uma queda de 30% de procura pelo táxi:
- A gente já ouve falar de colegas que pensam em mudar, mas ninguém sabe no que isso vai dar porque o investimento é alto - conta ele, que trabalha próximo ao viaduto da Borges.
Por enquanto, a alternativa mais viável, segundo ele, é continuar atendendo ao clientes de forma cordial e honesta.
Com as corridas em queda nesta mesma margem, Leandro Dantas, 35 anos, acredita que a dobradinha educação com o cliente mais carro limpo será a forma de não deixar a demanda despencar ainda mais.
Jaques Schwest foi o único taxista entrevistado pela reportagem que acredita que o Uber não vai mexer com o setor, tanto pela falta de identificação dos carros quanto pela qualificação dos motoristas.
- O cliente vai reclamar para quem do Uber? - questiona ele, que tem ponto na Rua José do Patrocínio.
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Euclides: Uber será um termômetro
Com 22 anos de experiência no volante e a frente do táxi na Avenida Borges de Medeiros, Euclides da Silva Filho, 63 anos, também reconhece que serviço da Capital precisa melhorar. Ele não só aposta que o Uber dará certo como acredita que a chegada do aplicativo será como um termômetro da qualidade do serviço dos táxis.
- Se Uber crescer aqui, será o reflexo da nossa própria condição de não poder prestar um serviço melhor. Se fosse tudo ótimo, não teríamos porque temer o Uber - avalia.
O empregado acredita que o maior entrave para migrar para o novo sistema seria a compra de um carro próprio, coisa que Euclides nunca teve. Pior ainda, segundo ele, é fazer isso sem "ter certeza da lucratividade".
Fabiano não descarta nenhuma mudança
Receoso, Fabiano Batista Salvador, 35 anos, explica que não pode descartar nenhuma mudança, mas acredita que o sucesso do serviço ainda é incerto para prever se vale ou não a pena deixar o táxi.
- Como o carro é só teu, tu tens que fazer um investimento muito grande e ainda tem o gasto com manutenção, combustível... - pondera ele, outro colega do ponto da Borges.
Porém, mesmo apreensivo, o empregado reconhece que esta seria uma oportunidade de ter renda própria, fazer seus próprios horários e ser patrão de si mesmo.
- Tomara que a chegada do Uber gere uma mudança para que impulsione a qualificação dos táxis e gere novas oportunidades para nós.
EPTC busca alternativa para regulamentação
Enquanto o Uber não for regulamentado em Porto Alegre, a EPTC tratará o serviço como um transporte clandestino. O presidente do órgão municipal, Vanderlei Capellari, já admite que estão sendo analisadas alternativas de regulamentação e avaliados modelos como o de São Paulo, que abriu cinco mil vagas para os "táxis especiais"
- Mas não temos pressa, vamos trabalhar nisso. Não aceitamos a forma como estraram na cidade, é um negócio de exploração econômica. Se for regulamentado terá controle público, fiscalização, os motoristas serão cadastrados e obedecerão requisitos básicos.
Se der certo, Daian quer arriscar
Fotos: Adriana Franciosi/Agência RBS
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Para Sintáxi, Uber é pesadelo
O presidente do Sintáxi, Luiz Nozari, vê o Uber como uma ilegalidade e exige que as mesmas regras e exigências impostas aos taxistas sejam aplicadas aos motoristas do Uber.
- Ou o poder público toma alguma atitude ou nós nos sentiremos autorizados a trabalhar sem nenhuma norma - argumenta.
Para ele a migração de um sistema para outro não vai compensar para taxista empregado, uma vez que será ele o responsável pelo veículo, não o aplicativo.
- O Uber é um sonho que vai virar pesadelo. Quem é empregado não tem custo, não arca com nenhuma despesa, mas com o Uber a responsabilidade é toda dele.
O Uber é legal?
Embora não seja regulamentado em Porto Alegre e boa parte das cidades em que atua, o Uber é tratado como um transporte individual privado, previsto na lei federal 12.587/2012 que Institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Em nota divulgada em setembro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), autarquia vinculada ao Ministério da Justiça, afirmou que "os aplicativos de caronas pagas podem trazer diversos benefícios aos consumidores. Esse novo mercado, por exemplo, proveria um substituto superior aos carros particulares para um determinado grupo de consumidores; proveria um substituto superior aos táxis para um segundo grupo de consumidores."
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Para entender o Uber
O que é
Um aplicativo de celular que conecta motoristas com passageiros para o transporte individual privado. Em Porto Alegre será usada a modalidade UberX é uma versão mais acessível do Uber, com motoristas dirigindo carros compactos ou sedãs pequenos, por exemplo. Nessa modalidade, não há veículos de luxo. O carro deve ter sido lançado a partir de 2008, de qualquer cor, menos branco, e deve ter ar-condicionado.
Como funciona
É um aplicativo de celular que está disponível para iPhone, Android, BlackBerry, e Windows Phone. O download é gratuito, mas você vai precisar de um pouco de espaço na memória do smartphone: o tamanho é de cerca de 16 MB. Após instalar o aplicativo e se cadastrar no serviço _ para isso é necessário ter cartão de crédito _, você poderá chamar um carro. O Uber utilizará automaticamente o GPS e Wi-Fi para definir o seu local de partida, mas é possível inserir endereço exato ou pesquisar por um local através da barra de localização. Também é possível estimar o valor da corrida.
Quanto custa
As tarifas são calculadas por tempo (minutos) e por distância (km) simultaneamente. Em Porto Alegre, onde só haverá a modalidade UberX, a tarifa básica é R$ 3, acrescidos de R$ 0,25 por minuto e R$ 1,45 por quilômetro rodado. A tarifa mínima para uma corrida é R$ 8. Uma corrida de três quilômetros realizada em 10 minutos teria um custo de R$ 8,95.
Como pagar
É preciso ter cartão de crédito para se cadastrar no aplicativo. A pessoa saí do carro e não precisa dar dinheiro algum. O valor da corrida virá na fatura do cartão.
Quem são os motoristas
A Uber afirma que são profissionais que passaram por processos de verificação, que incluem CNH que permite Atividade Remunerada (EAR) e verificação de antecedentes criminais. A identidade do motorista é mostrada ao passageiro no momento em que o pedido é realizado.
Como reclamar
Toda vez que você sair do carro o app pedirá que você avalie o serviço com notas entre 1 e 5. Para se manter na Uber, o motorista precisa ter uma média de 4,6. Também é possível colocar comentários sobre a corrida.
A EPTC orienta o passageiro que se sentir lesado pelo serviço do Uber deve entra em contato com o órgão pelo número 118 para informar a placa do carro. Como ainda é considerado clandestino em Porto Alegre, quem for flagrado prestando o serviço receberá multa de R$ 5,8 mil e terá o veículo apreendido.
Como ser um motorista do Uber
O motorista precisa ter um carro próprio. O passo a passo do cadastro está no site www.parceirospoa.com. O envio de documentos é feito pelo site. Após análise da documentação, a pessoa receberá um e-mail de confirmação para agendar um encontro com a equipe do Uber. A reunião tem duração de aproximadamente 4 horas, para explicar como o aplicativo funciona e tirar dúvidas. O motorista sai da sessão apto a receber passageiros do Uber.
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