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Foram quase cinco anos de obras, meia década de espera para a comunidade do Vale do Sinos. Desde o dia 2 de dezembro, os trens da Trensurb chegam até as últimas estações projetadas. A expectativa da empresa é que mais 20 mil pessoas usem o serviço.
Lembro quando a linha do trem terminava em Sapucaia do Sul. Depois disso, houve a ampliação até a estação Unisinos, e depois, até Novo Hamburgo.
As obras começaram em fevereiro de 2009. O investimento foi de R$ 933,8 milhões. Com as cinco novas estações, a extensão do trem foi ampliada em mais 9,3 quilômetros, atingindo 43,1 quilômetros de extensão, de Porto Alegre até o Centro de Novo Hamburgo. Dessa forma, a viagem desde Porto Alegre poderá ser feita em apenas 55 minutos. A entrega da obra também permite um desafogo para a congestionada BR-116.
“ A inauguração das novas estações foi adiada diversas vezes. A previsão inicial indicava 2011 como data de término das obras"
A inauguração das novas estações foi adiada diversas vezes. A previsão inicial indicava 2011 como data de término das obras. Foi postergada para 2012 e, depois, para o final de 2013. Em julho de 2012, a Trensurb começou a operação comercial das duas das cinco novas estações: Rio dos Sinos, em São Leopoldo e Santo Afonso, em Novo Hamburgo.
Confira outros fatos da retrospectiva: