Atenção à saúde mental e pedidos de informações sobre obras nas escolas, em especial a construção e reformas de quadras e ginásios, foram os assuntos mais debatidos pelos 24 estudantes de Caxias do Sul que participaram do projeto Vereador por um dia deste ano. Os alunos e alunas, de escolas públicas e privadas do município, apresentaram uma proposta cada um — e todas foram aprovadas por unanimidade. A sessão na Câmara de Vereadores começou por volta das 14h desta segunda-feira (23), com o juramento semelhante ao da posse dos parlamentares, e durou pouco mais de duas horas.
Com o plenário majoritariamente feminino — 16 dos 24 "vereadores" eram meninas —, foram deliberados nove projetos de lei, um projeto de lei complementar e 14 requerimentos. As pautas tinham foco, na maioria, em problemas das escolas de cada aluno. Duas propostas, uma do "vereador" e presidente, Gabriel Sarturi de Araújo (9º ano da EMEF Laurindo Luiz Formolo), e outra da "vereadora" Laryssa Assunção dos Santos (7º ano da EMEF Gov. Roberto Silveira), pediam uma frente parlamentar e informações do Poder Executivo, respectivamente, sobre a estrutura das escolas.
No pedido de informações, Laryssa, de 13 anos, busca entender o que está causando o embargo da quadra de esportes da escola, além de questionar a prefeitura sobre o que falta e qual o prazo para que a obra seja concluída.
— A escola passou por uma reforma que durou dois anos, e todas as atividades foram transferidas para outro local. De agosto de 2021 até o momento, essa quadra não pode ser usada, ninguém pode ter acesso a ela. A comunidade escolar sofre com isso. Esse espaço é fundamental para aulas de educação física, recreios, festividades, torneios, assembleias de pais e formaturas. Isso (o embargo) atrapalha muito — defendeu a aluna do 7º ano.
Outras pautas, sobre saúde mental, proteção animal e transporte de estudantes, foram avaliadas pelos estudantes. No final da sessão ordinária especial, os 24 participantes receberam certificados dos parlamentares Marisol Santos (PSDB), que preside a Escola do Legislativo e é a organizadora do Vereador por um dia, Adriano Bressan (PTB), presidente da Comissão de Educação, e Zé Dambrós (PSB), presidente da Câmara.
Experiência aproveitada pelos estudantes
Inicialmente, o clima entre os estudantes era de nervosismo: além de defender suas pautas na tribuna, tinham que enfrentar o plenário com um bom público de professores e representantes das escolas e ainda se manifestar a respeito da pauta dos colegas quando tivessem alguma contribuição. A atividade permitiu aos alunos, dos mais tímidos aos que estavam mais à vontade, expor suas ideias aos demais "parlamentares", o que foi deixando os jovens mais tranquilos ao longo da sessão.
Um dos destaques da tarde foi a atuação do presidente do programa, Gabriel Sarturi de Araújo, de 15 anos. Ele conduziu os trabalhos com tranquilidade e desenvoltura, defendeu incisivamente a sua proposta, de criação da Frente Parlamentar em Defesa da Qualidade de Estrutura nas Escolas — exibindo fotos da situação precária em algumas instituições, que avaliou ser "um absurdo" — e ainda se posicionou a respeito da pauta dos demais. Após a sessão, ainda concedeu entrevista à TV Câmara e recebeu elogios do presidente da Câmara, Zé Dambrós.
— Me senti muito honrado pelos meus colegas por ter sido eleito presidente, e espero ter conseguido cumprir o papel para o qual fui designado. Foi uma experiência mais do que produtiva, com certeza vou levar vários aprendizados para a vida inteira. Essa experiência faz com que todos nós venhamos a ampliar nosso conhecimento, nossa visão, estourar um pouco a bolha que temos dentro de uma escola, para que possamos levar nossos problemas cotidianos para dentro de uma Câmara municipal. A experiência foi proveitosa — avalia o estudante, que, à reportagem, disse gostar "muito do meio político", mas que deve seguir por outro caminho:
— Acredito que me daria melhor na área do Direito, pois meu sonho é, um dia, ser juiz federal.
"Estamos trabalhando educação cidadã"
Após a edição do Vereador por um dia, Marisol se disse "extremamente emocionada". Para a parlamentar, foi um trabalho de meses que resultou na sessão desta segunda.
— Ao longo da sessão, me emocionei ouvindo a forma comprometida, responsável e dedicada deles (estudantes), de quem estudou e entendeu a necessidade das propostas. Muitas pautas são resultado de conversas que eles tiveram com colegas, com professores e com a comunidade. Ou seja, estamos trabalhando efetivamente uma educação cidadã. Não tem como não se emocionar, são crianças, adolescentes, que muitas vezes nos surpreendem com suas falas já muito maduras, de quem já compreende seu papel no presente e no futuro — declarou Marisol.
Ela, assim como o vereador Zé Dambrós, admitem que vão dar uma atenção especial às pautas apresentadas pelos estudantes. A vereadora tucana avalia que alguns assuntos já são tratados pela Câmara, mas que os projetos podem ser observados atentamente para saber os temas que os alunos entendem que devem ser tratados pelo Legislativo. Já Dambrós acredita que os estudantes mostraram a realidade das escolas, que muitas vezes, segundo ele, os parlamentares não conseguem acompanhar no dia a dia.
— Quero visitar muitas dessas escolas, porque temos muitas ideias boas que podemos utilizar para melhorar a vida na nossa cidade. Tudo tem que ser visando o coletivo, para melhorar a vida de todos. O Vereador por um dia é de extrema importância para conscientizar o jovem do significado da política na vida da sua comunidade, da sua escola, do seu bairro. O verdadeiro sentido do futuro passa pelas questões políticas, e isso nos fortalece para acreditar que teremos novos jovens que representarão sua sociedade. A Estela (Balardin, PT) e o Bortola (Alexandre Bortoluz, PP) foram vereadores por um dia, e hoje estão aqui, cada um com sua bandeira. Parabéns aos "vereadores" que usaram hoje esse espaço e nos alegraram com grandes projetos.