A mobilidade urbana foi o tema da terceira matéria da série de reportagens A Cidade que Queremos publicada na terça-feira. A reportagem contou como a Família Cardoso se desloca pela cidade. Seu Evenio relatou sua paixão pela bicicleta, e a esposa Geni disse vencer com caminhadas os trajetos que precisa cumprir para realizar suas tarefas diárias, usando o transporte coletivo para os percursos mais longos. Já o genro de Evenio, Jabez Neves, admite sua dependência pelo carro.
Leia mais
"Em primeiro lugar, o pedestre", defende mestre em Engenharia
Especialistas mostram problemas e saídas para a mobilidade de Caxias
Como a Família Cardoso se movimenta em Caxias do Sul
Confira as sugestões dos leitores para melhorar os bairros de Caxias
Cidade 'espraiada' é mais cara e mais difícil de se administrar
Como é viver nos bairros de Caxias do Sul? Três famílias contam
Especialistas apontam problemas e sugerem soluções para os bairros
Confira as ideias dos leitores para tornar Caxias do Sul mais humana
A matéria apontou os 10 pontos críticos do trânsito caxiense e ainda ouviu a opinião de especialistas sobre cinco desafios para a mobilidade em Caxias do Sul: integração dos modais de transporte, acessibilidade, convivência entre pedestres e veículos, circulação de automóveis no Centro e a qualidade do transporte coletivo. Eles apontaram os problemas e alternativas para melhorar o trânsito caxiense.
O mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (USP) Horácio Augusto Figueira defendeu que um projeto de mobilidade urbana ideal deve atender, em primeiro lugar, ao pedestre e, depois, ter faixas exclusivas para o transporte coletivo.
Desde terça-feira, o Pioneiro convidou seus leitores a enviar opiniões sobre como melhorar a mobilidade em Caxias do Sul. As dezenas de contribuições por Facebook e e-mail estão resumidas nesta página. A reportagem também foi às ruas conferir o que os caxienses pensam sobre o assunto. Confira abaixo:
Nas ruas
"Está tudo muito concentrado no Centro. As firmas também liberam no mesmo horário. A ideia é descentralizar as lojas."
Allan Kehl, 18 anos, estudante
"Está difícil. Para melhorar o trânsito, deveriam criar ciclovias. Estou pensando em vender o meu carro."
Alexandre Schiavo, 53 anos, porteiro
"Precisaria liberar a faixa do segundo corredor de ônibus para os veículos. A cidade tem muitos carros. Não vejo muita solução. Temos que ter paciência."
Denise Bracher, 44 anos, advogada
"Primeiro, a sincronia das sinaleiras. Segundo, liberar as conversões à direita. Temos que andar 8 quadras para chegar onde se quer."
Claudiana Klein, 27 anos, representante comercial
A Cidade que Queremos
Confira as sugestões dos leitores para melhorar a mobilidade de Caxias
Propostas serão reunidas e entregues aos candidatos a prefeitos
André Tajes
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project