Depois dos candidatos a vereador, nesta terça-feira, os concorrentes ao cargo de prefeito têm, a partir desta quarta, a oportunidade de apresentar suas propostas no rádio e televisão. Veja como os candidatos de Caxias do Sul se prepararam:
Alceu Barbosa Velho
Valorizar as realizações da administração do atual prefeito, José Ivo Sartori, é a estratégia da equipe do pedetista Alceu Barbosa Velho, vice de Sartori por seis anos, no início da campanha na televisão. Os programas vêm sendo gravados em lugares como o trevo na saída para Flores da Cunha, o viaduto Campo dos Bugres, o Parque da Lagoa e os pavilhões da Festa da Uva (foto).
- É tudo muito dinâmico e, como temos bastante tempo, dá para mostrar muitas cenas - afirma o coordenador da campanha para a TV, Paquito Masiá.
Também são gravados depoimentos em estúdio de Alceu e do candidato a vice, Antonio Feldmann. Para não perder o raciocínio, a dupla baseia-se em tópicos no teleprompter, além de improvisos. Sartori deve fazer intervenções pontuais.
- É aquela coisa do Lula (aparecer em campanhas do PT). O Sartori também tem uma aprovação excelente. Não podemos desperdiçar.
Assis Melo
Aproximar-se da realidade e das necessidades da cidade é o objetivo da equipe que produz os programas do comunista Assis Melo (PCdoB) para a televisão. Para isso, Assis tem percorrido bairros e realizando atividades de campanha para pedir votos, atividades durante as quais há registros para serem levados ao ar.
Um dos primeiros lugares visitados foram os pavilhões da Festa da Uva (foto).
- A ideia é buscar imagens conforme o plano de governo do candidato, ouvindo as pessoas e apresentando as propostas - afirma o diretor de produção da campanha, Beto Picasso.
Assis tem focado as gravações para expressar suas ideias para solucionar o que considera problemático. Uma apresentadora fará a costura entre uma fala e outra.
- Ele tem uma desenvoltura boa, por isso não usa teleprompter e improvisa bastante. Nada de textinho decorado - completa Picasso.
Luís Fernando Possamai
O candidato do PSOL, Luís Fernando Possamai, adotou um boneco virtual batizado de João Bobo para atacar com bom humor - e ironia - o que ele vem chamando na campanha, de "macarronada política indecente". A expressão é uma referência às coligações que englobam diversos partidos em torno de uma candidatura. O personagem foi produzido em computação gráfica pela coordenação nacional do partido.
- O João Bobo será usado como retaliação a questões como mensalão, educação, corrupção, a lotação do Postão 24 Horas e outras questões do cotidiano da cidade - exemplifica o editor e jornalista Marcos Senna, responsável pela gravação dos programas.
Com o menor tempo entre os cinco candidatos (2min07seg), Possamai precisa, algumas vezes, diminuir o texto para adequar-se ao espaço. As ideias são primeiramente organizadas no papel e improvisadas na hora da gravação.
Marcos Daneluz
Levar ao ar uma campanha propositiva é o objetivo da equipe do petista Marcos Daneluz. As primeiras gravações foram em locações como o Parque dos Macaquinhos (foto), caminhadas em bairros, inaugurações de comitês de candidatos a vereador e reuniões com apoiadores. Também foram captadas imagens com as famílias dos candidatos.
- Dentro das nossas possibilidades, estamos passando uma mensagem propositiva - avalia o coordenador de comunicação, Airton Ciro de Carvalho.
Segundo ele, em vez de atacar os adversárias, a estratégia será reconhecer aspectos positivos das administrações anteriores e apontar propostas de melhorias.
Assim como os outros candidatos, Daneluz não recorre a textos decorados para apresentar suas propostas. A equipe conta também com um auxiliar para dar dicas de roupas e de maquiador, para corrigir o brilho do rosto, por exemplo.
Milton Corlatti
A equipe do democrata Milton Corlatti optou por não gravar os programas em estúdio. Desta forma, todas imagens serão feitas em pontos da cidade onde o candidato apontará situações que considera problemáticas.
- Nosso prefeito, quando eleito, vai estar na rua, não vai ficar preso num gabinete - compara o responsável pela estratégia de marketing eleitoral da candidatura, Elvio Gonçalves.
Nos dois primeiros programas, Corlatti e sua candidata a vice, Jussara Bolson, aparecerão com a família e amigos. As propostas começarão as ser mostradas a partir do terceiro programa. Gonçalves diz ainda que os programas serão objetivos, uma vez que Corlatti dispõe apenas de 2min56seg para convencer os eleitores a votarem nele:
- Não vamos trabalhar com efeitos especiais, clichês, cenas com criancinhas com o jingle. Queremos mostrar a verdade com bom humor.
Eleições 2012
Saiba como os candidatos a prefeito de Caxias do Sul ocuparão os programas no rádio e na televisão
Produtores garantem que estratégia será a de apresentar propostas, em vez de atacar adversários
GZH faz parte do The Trust Project