Caxias do Sul vai ganhar, nos próximos meses, três roteiros para quem quiser visitar atrativos do município pedalando. Serão dois roteiros de cicloturismo no interior e um na área urbana. A implantação será por meio de sinalização, que está em fase de contratação pelo município.
As rotas servirão como guias para os ciclistas percorrerem áreas da cidade com estabelecimentos comerciais e contemplação de paisagens. Atualmente, muito grupos já circulam pelo interior e pela área urbana, especialmente em fins de semana, mas até agora não havia trajetos organizados para isso.
O roteiro urbano será chamado de Rota dos Parques e terá cerca de 20 quilômetros de extensão. O percurso começará na praça Dante Alighieri, seguindo pelo bairro Jardelino Ramos até o complexo do Ecoparque e Jardim Botânico. Em seguida, seguirá até a Lagoa do Parque Oásis e passará pelo bairro Fátima até os pavilhões da Festa da Uva. Os pontos seguintes são a Casa de Pedra e o Parque Cinquentenário. Em seguida, o ciclista passará pelo Parque dos Macaquinhos e voltará para a praça Dante.
Já no interior serão implantadas a Rota das Colônias e a Rota Trentina. A primeira sairá da Praça Pedavena, em Ana Rech, e passará pela represa do Faxinal até a localidade de Santo Agostinho. Depois, segue até Fazenda Souza passando pelo Camping do Cláudio. Depois, retorna a Ana Rech passando pelas localidades de São Braz e Santo Homo Bom.
A Rota Trentina percorre a região de Forqueta. A partida ocorre na praça do bairro em direção ao interior do bairro Desvio Rizzo, passando pelas estradas da Uva e do Vinho, Terceira Légua, Caravaggio da Terceira Légua e Loreto até voltar ao ponto de partida.
A elaboração dos roteiros começou durante a Festa da Uva de 2022 e foi feita pela empresa Nomas — Descobrir é Preciso, que elaborou planos semelhantes para 40 cidades e foi contratada pelo município. Conforme o proprietário e responsável pelo estudo, Luís Marcelo Rodrigues, o traçado das rotas foi pensado para contemplar os empreendimentos nas áreas rural e urbana.
— São três rotas de diferentes quilometragens e dificuldades. Já existe muita movimentação de ciclistas, principalmente nos fins de semana. A rota urbana acaba contemplando não apenas o cicloturista, mas também a população, quando houver estrutura — observa Rodrigues.
Além da sinalização viária característica, o projeto contempla um guia com informações ao ciclista, como recomendações de segurança para percorrer os trajetos. Ele estará disponível no site www.curtacaxiasdosul.com.br e também poderá ser acessado via QRCode impresso em totens nos pontos de partida.
As propostas para implantação das placas serão conhecidas na próxima quarta-feira (11) e, uma vez assinado o contrato com a empresa responsável, o prazo para o trabalho é de dois meses. O custo é estimado em R$ 242,1 mil e será pago com recursos de emendas parlamentares.
Complemento às ciclovias
Apesar de prever o deslocamento de ciclistas, as rotas propostas não são o plano cicloviário do município previsto no Plano de Mobilidade (Planmob), que já conta com R$ 1 milhão em emendas parlamentares e aguarda aprovação de projetos. Alguns trechos dos roteiros de cicloturismo aproveitam ciclovias e ciclofaixas existentes ou propostas, como a Rota dos Parques, que passa pela Rua Atílio Andreazza. No entanto, há pontos que passam por trechos que não necessariamente têm infraestrutura prevista para o futuro.
— Quando estávamos planejando os roteiros, participamos do Planmob. Ele complementa um pouco o plano cicloviário — destaca Luís.
Conforme o secretário de Trânsito, Alfonso Willenbring Júnior, o objetivo é melhorar a infraestrutura também no interior.
— Sabemos a dificuldade de implantar isso, mas defendemos que nos novos asfaltamentos seja feito um recuo justamente para essas atividades esportivas, para que as pessoas possam circular com mais segurança — afirma.
Novo roteiro tradicional
Além dos três roteiros cicloturísticos, o projeto prevê a implantação da Rota Criúva-Vila Seca, com características tradicionais. De acordo com o secretário do Turismo, Ricardo Daneluz, a inclusão dessa região do município ocorreu porque o recurso disponível a partir das emendas parlamentares era maior do que o necessário para as rotas ciclísticas. O trajeto nos dois distritos também envolve a implantação de sinalização para guiar os visitantes.