As rodovias da Serra e do Vale do Caí deverão contar com um sistema de pesagem de veículos sem paradas até janeiro de 2026. O chamado High Speed Weigh-in-Motion (HS-WIM) já está em estudo pela concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), que administra o trecho. A tecnologia consiste em pórticos com câmeras e sensores no pavimento para identificar se veículos de carga extrapolam os limites de peso da rodovia. O modelo tradicional de fiscalização obriga que os caminhões saiam da estrada e passem em um posto de pesagem.
O contrato de concessão das rodovias da Serra e do Vale do Caí prevê a implantação de balanças em dois pontos do segmento administrado. Os locais sugeridos pelo Estado na época da contratação eram o km 20 da RS-122, em Bom Princípio, e entre os kms 107 e 108 da RS-453, entre Farroupilha e Garibaldi, próximo do acesso a Bento Gonçalves pela localidade de Barracão. A CSG, contudo, pode alterar a localização. Assim como os pedágios, a previsão inicial era de adoção do sistema tradicional, já que o HS-WIM ainda não era regulamentado no país.
Na pesagem em postos de fiscalização, todos os caminhões devem sair da estrada e passar por uma balança de triagem. Os que apontarem alguma irregularidade precisam passar para uma segunda balança para uma verificação mais precisa. Caso esteja com excesso de carga, além da autuação, o motorista precisa encaminhar a remoção do excedente.
No sistema automático, os pórticos semelhantes ao pedágio free flow contam com câmeras que identificam a classe do veículo e, consequentemente, o limite de peso que ele pode transportar. Já a pesagem é realizada por sensores instalados no pavimento capazes de fazer a leitura na própria velocidade da rodovia.
De acordo com o diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres, além da localização exata, os estudos vão apontar qual o melhor modelo de sistema automatizado que pode ser implantado na região. Isso porque existem dois modelos possíveis, o HS-WIM seletivo e o HS-WIM pleno.
Na primeira opção, o sistema faz a leitura e, se identificar irregularidade, orienta o motorista por meio de placas eletrônicas a se dirigir para uma balança de precisão tradicional. Já o sistema pleno faz diretamente a pesagem de precisão e emite a notificação. Nesse caso, ainda há discussões quanto à forma de realizar o transbordo da carga, exigido pela legislação de trânsito.
Além da agilidade na fiscalização, outra vantagem do modelo é a possibilidade de verificar todos os caminhões que circulam pela rodovia, e não apenas uma amostragem. O HS-WIM também funciona 24 horas por dia, ao contrário das balanças tradicionais.
— Pelo que ele apresenta de inovação, não vemos empecilho na implantação. Para a concessionária é bom porque pode ajudar a fazer a programação de investimentos e saber como está a utilização do pavimento. Atualmente temos somente uma estimativa. Temos que definir como se faria o transbordo. É um sistema muito novo e ainda não sabemos se a legislação está adequada — relata Peres.
Sistema em testes no país
O HS-WIM foi instalado pela primeira vez no Brasil em maio de 2023 para a realização de testes. Foram dois pórticos instalados na BR-365, em Uberlândia (MG) e outros dois na BR-364, em São Simão e Cachoeira Alta, ambas em Goiás. As duas rodovias são administradas pela concessionária EcoRodovias do Cerrado e ligam Uberlândia a Jataí (GO).
Em agosto deste ano, os resultados obtidos no período de testes foram homologados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Com o marco, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pode prever o sistema para novos contratos ou renovações de concessões em rodovias federais.
Cobertura de celular
A partir de novembro também deve ser solucionado nas áreas de concessão um problema histórico das rodovias da Serra: a cobertura de celular. A CSG firmou um acordo com a operadora TIM para fornecer sinal de telefonia em 96% da área administrada (os 4% restantes são áreas de sombra onde a cobertura pode falhar).
A medida foi adotada para viabilizar a comunicação entre as equipes da concessionária, mas também estará disponível para clientes da operadora. A expectativa é de que em breve a rede também atenda usuários de outras empresas de telefonia.