Passadas mais de 60 horas desde o temporal que atingiu a Serra, na sexta-feira (17), 3.083 clientes da Rio Grande Energia (RGE) seguem sem energia elétrica na região nesta segunda (20). Somente em Santa Tereza toda a cidade está sem luz. Um problema que afeta casas e também empresas, que começam a calcular os prejuízos pela falta de luz.
Uma indústria de componentes para móveis e implementos agrícolas localizada no Distrito Industrial, em Caxias do Sul, interrompeu as atividades na sexta à noite, cancelou o trabalho extra previsto para sábado e segue nesta segunda-feira com os funcionários parados. De acordo com o responsável pela metalúrgica, Ronaldo Rocha, além de não produzir os itens, não é possível despachar as mercadorias devido à impossibilidade de emitir notas fiscais.
— A dificuldade maior é não saber a quem recorrer. A gente abre protocolo, mas não temos retorno. Não sei se dispenso os meus funcionários, se contrato um gerador. Se vai mais um, dois, três dias. Sei que os momentos estão difíceis, mas não temos uma única informação. Não sei o que digo para os meus clientes, temos entregas diárias. Estamos aguardando, decidir manter as equipes aqui, limpando a fábrica, tentando aproveitar o máximo possível — relatou.
Ainda segundo Rocha, o problema é enfrentado por outras empresas localizadas na região, que concentra indústrias. A falta de energia foi provocada após a queda de árvores na fiação elétrica, que derrubou os postes. Nesta manhã, segundo o empresário, equipes de uma empresa terceirizada a serviço da RGE estão trabalhando instalação dos postes para, em seguida, os fios serem recolocados.
— Tenho esperança que a energia volte até o fim da tarde — comentou.
Problema semelhante é sentido na comunidade de São Luiz da 9ª Légua. Segundo o representante comercial Alan Rodrigues, o serviço foi interrompido às 23h50min de sexta e não retornou ainda. Desde então, ele tem procurado ajuda na casa de familiares, uma vez que não há sinal de telefone no local. A comunidade também concentra produtores rurais, que temem perder alimentos devido à falta de refrigeração, e também para a produção de alimentos.
— Meu final de semana foi tentando contato com a RGE. Toda a comunidade está sem luz, o que é um grande problema pra todo mundo. A comunicação é difícil, seguimos sem previsão. Fiquei em casa até ontem (domingo), mas fui pra casa da minha mãe pra tomar um banho — contou.
Essa é a segunda vez que moradores de São Luiz da 9ª Légua enfrentam o mesmo problema. Rodrigues conta que, em julho deste ano, foram mais de 30 horas sem luz.
Procurada pela reportagem, a RGE afirmou que as equipes da empresa seguem totalmente mobilizadas para restabelecer o fornecimento de energia no menor prazo possível.