Ao menos duas regiões de Caxias do Sul seguem sem energia em função do ciclone que atingiu o Estado entre a quarta-feira (12) e a quinta-feira (13). São pontos da área urbana, como o bairro Serrano, e localidades do interior, como São Luiz da 9ª Légua.
No bairro Serrano, são ao menos 50 famílias que aguardam pelo retorno da energia desde as 2h de quarta nas ruas Enedina Brito Marquês e Olinda Blauth.
— Perecíveis dentro do congelador, com todo esse tempo, já começaram a descongelar. Claro que, devido ao frio, ajuda a não estragar tão rápido, mas se persistir por muito tempo, com certeza só (vai restar) jogar fora — relata o motorista Paulo Luiz da Silva, 35 anos.
Em São Gotardo de Vila Seca, há relatos de falta de energia e de um poste que caiu na quarta-feira e ainda não havia sido recolhido no fim da manhã desta sexta-feira (14). Já em São Luiz da 9ª Légua, moradores estão sem energia desde as 23h de quarta-feira. Conforme o representante comercial Alan Rodrigues, 33, sempre que há queda de luz na localidade, o fornecimento demora a ser retomado:
— São diversas famílias que trabalham com produção rural. Sem energia essas pessoas acabam muitas vezes perdendo safra, além de não conseguir ter condições de usar a energia para fazer seus afazeres tanto pessoais, quanto do dia a dia. Vejo um descaso com essa região.
A localidade de Santa Justina teve o fornecimento de energia retomado no fim da manhã. O problema fez com que o abastecimento de água da localidade fosse interrompido, já que não era possível bombear água do poço artesiano da comunidade. Nesta quinta, a falta de energia para bombeamento também afetou os sistemas Marrecas, Samuara e Dal Bó, além dos poços de Santa Lúcia do Piaí e Mulada. Nesses casos, contudo, a situação já foi normalizada.
4,3 mil clientes sem energia
A reportagem entrou em contato com a RGE, que informou em nota que 4,3 mil clientes seguem sem energia na área de concessão da companhia, a maioria deles na Serra. A empresa não deu prazo para o fornecimento ser restabelecido, mas disse que equipes atuam para resolver o problema no menor tempo possível. Ao todo, cerca de 110 mil clientes da companhia ficaram sem energia devido ao ciclone, dos quais 87 mil já tiveram a energia restabelecida. Os danos foram causados principalmente por galhos e árvores que atingiram a rede elétrica por conta do vento e da chuva.