A agência do Tudo Fácil, em Caxias do Sul, iniciou os atendimentos nesta segunda-feira (5) para a população de mais de 50 municípios do nordeste do Estado. A primeira manhã foi marcada por problemas no sistema relacionado à confecção da carteira de identidade, fazendo com que usuários esperassem por algumas horas.
É o caso do missionário Lucas Weschenfelder, 25 anos, que chegou ao Shopping Bourbon San Pellegrino às 7h30min e até as 11h30min, quando a reportagem ainda estava no local, não havia sido atendido.
— Minha senha é IG 14 e vejo que quem chegou depois foi atendido, minha senha foi pulada. Questionei e me falaram que também estão com problema no sistema de senhas, mas que logo devo ser chamado — comenta o missionário, que elogiou o atendimento no local e a estrutura da agência.
Assim como Weschenfelder, o vendedor Toni Guiliatti, 43 anos, também chegou antes da unidade abrir para realizar a segunda via da carteira de identidade. Ele chegou às 9h30min e já aguardava há duas horas para fazer o documento.
— O atendimento é bom, excelente, eu gostei, tirando a demora, o resto está ok — afirma Guiliatti.
Segundo o gerente da agência em Caxias, Fábio Pires de Souza, o problema no sistema foi do Instituto-Geral de Perícia (IGP), responsável pela confecção das carteiras de identidade.
— É um problema geral, está em todo Estado, mas acreditamos que logo vai ser solucionado, temos até as 20h de operação neste primeiro dia e minha avaliação é positiva neste início — avalia Souza.
Até as 11h, mais de 60 pessoas haviam passado pelo local, que estava com uma hora de atendimento.
A assessoria do IGP confirmou o problema no sistema, que já foi solucionado.
O Tudo Fácil
A unidade de Caxias atende mais de 50 município do nordeste do Rio Grande do Sul, como Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, São Francisco de Paula e Vacaria. A expectativa é de que 180 mil serviços sejam efetuados por ano - o equivalente a 15% da população da região.
No local, são oferecidos 60 serviços presenciais e mais de 500 serviços digitais pelo site nos terminais de autoatendimento. Entre as ofertas, está a emissão de carteira de identidade, serviços do Detran/RS, FGTAS/Sine e da RGE. O destaque é para os usuários do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do RS (IPE Saúde) e IPE Previdência, que agora têm atendimento presencial no município. O IPE Saúde não tinha agência na cidade desde 2019.
O horário de atendimento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 14h. O Tudo Fácil fica no 1º andar do Shopping Bourbon San Pellegrino.