Clientes da RGE em Caxias do Sul relatam suspeita da entrega de contas falsas de energia elétrica. A dúvida começou a surgir no mês passado, em moradores de Gravataí, quando algumas pessoas receberam as faturas com um aviso de corte carimbado no centro do documento. Os consumidores abriram um boletim de ocorrência na polícia. Isso acabou gerando dúvidas em diversos clientes da companhia, chegando até a Serra.
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A analista administrativa, Ramona Resler, 47 anos, moradora do bairro São Caetano, em Caxias comenta que estranhou quando a conta de luz de junho chegou à sua casa. Por isso, ela optou por emitir a segunda via da fatura:
– Confesso que sempre pago com dias de atraso. Mas aí eu peguei um Uber que comentou isso (contas falsas), comecei a ver relatos na internet.
Após receber a conta com o mesmo aviso suspeito, a analista de meio ambiente, Aline Martiusse Dertzbacher, 36, moradora do bairro Cidade Nova, teve a mesma atitude.
– Eu entrei no site da RGE para imprimir a conta e o valor era até o mesmo. Achei bem parecida as contas. O que mudava era o código de barras – conta.
Ambas não relataram o problema para a companhia. Ramona diz que não consegue contato com a empresa.
De acordo com o presidente do Conselho de Consumidores da RGE, Claiton Pires, pode haver a possibilidade de que a segunda via da fatura tenha um código diferente da primeira, já que se trata de um novo boleto. Entretanto, ele comenta que a companhia analisou mais de 200 contas de diferentes municípios de abrangência em que procuraram a empresa, segundo ele, não foi constatado nenhuma falsificação. Pires afirma que o aviso de corte emitido nas cobranças é verdadeiro.
– Normalmente esses avisos vinham em um quadrinho menor da fatura, não tanto em destaque como colocaram dessa vez. Muita gente se queixa que nesse quadrinho menor não enxergavam e passava batido. Dessa forma (com o carimbo) chama mais atenção – explica.
Conforme legislação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as companhias de energia elétrica estão proibidas de suspender o serviço até 31 de julho, em razão do coronavírus. A RGE alega que, anteriormente, este prazo estava válido até 22 de junho, portanto, as contas que receberam este aviso eram porque tinham sido programadas antes dessa alteração.
Outra diferença relatada por Pires é que dependendo do lote de impressão, as faturas não vêm com o mesmo tipo de papel emitido em cobrança anterior. E que isso pode ser um contribuinte para a suspeita de falsificação. No entanto, ele não descarta que existam golpistas.
– Contas falsas sempre são uma preocupação porque existem falcatruas e golpes por tudo, mas essas contas de clientes que relataram o problema foram checadas e foi identificado que não havia nenhuma irregularidade. Eram reais – finaliza.
Como saber se uma conta é falsa?
Golpistas costumam fazer ligações utilizando o nome de empresas e solicitando pagamento de boletos ou depósitos bancários aos clientes. A RGE enfatiza para que as pessoas não paguem uma solicitação de depósito em conta, dinheiro em espécie ou boleto. A companhia ressalta que só efetua a cobrança por meio da própria conta de energia. Para solicitar a segunda via da fatura, o cliente deve acessar o site www.rge-rs.com.br e, se o consumidor suspeitar de fraude pode entrar em contato com a RGE pelo telefone 0800 970 0900.
Sobre contas por e-mail, é importante atentar-se às seguintes dicas:
::Você sempre será direcionado a um endereço seguro, que é contadigital.cpfl.com.br. Esse link somente pode ser acessado através da própria conta digital do cliente.
::Sua conta de energia nunca é aberta diretamente ou enviada via anexo ou direcionada para qualquer outro endereço que não seja contadigital.cpfl.com.br;
Antes de confirmar qualquer pagamento de contas de energia em aplicativo ou caixa eletrônico, é importante conferir se os dados que aparecem na tela são os da RGE, como o nome da empresa e o CNPJ. Isso vale também para pagamentos em caixas eletrônicos e lotéricas.