Desde que a prefeitura fez mudança no Sistema Integrado de Mobilidade, o SIM Caxias, muitos motoristas ainda não entenderam os perigos quando optam por não usar os corredores de ônibus para converter à direita nas ruas Sinimbu e Pinheiro Machado, na área central.
Mesmo quatro meses após as mudanças, tem condutor que insiste em fazer a manobra justamente na esquina, cortando a frente dos coletivos e arriscando provocar acidentes graves. A Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade diz que os acidentes reduziram 50% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2016 em Caxias. Contudo, não quantificou quantos estão relacionados aos corredores do SIM Caxias.
Leia mais
Secretaria estuda liberação da conversão na Sinimbu com a Dr. Montaury
MP busca consenso para solucionar impasse nas mudanças do SIM Caxias
MP pede mais informações sobre o impacto das mudanças no SIM Caxias
Desde janeiro, quando a manobra foi liberada pela prefeitura, carros de passeio podem circular pelo corredor secundário (com pontilhados na cor azul). Porém, para dobrar à direita, os condutores devem utilizar o corredor exclusivo do transporte coletivo. É fácil perceber que muitos motoristas ignoram essa regra de segurança.
As conversões mais críticas, observadas na quarta-feira passada pela equipe do Pioneiro, são as realizadas pela Rua Sinimbu, principalmente, no acesso à Rua Garibaldi. Em poucos minutos foi possível flagrar dezenas de motoristas utilizando o corredor secundário (faixa azul) para dobrar à direita, cortando a frente de ônibus, que muitas vezes seguem reto pela Sinimbu. Segundo o diretor de Trânsito, Pedro Cogo, a principal preocupação é preservar o pedestre. Para ele, o motorista pode perceber que não tem nenhum ônibus vindo, mas normalmente não cuida se há pessoas atravessando a faixa. Para o titular da secretaria de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares, o trânsito competitivo aliado à pressa ou à falta de paciência em permanecer atrás de um ônibus pode ter consequências graves.
– O nosso objetivo é evitar acidentes. Para isso, estamos sempre pensando em como melhorar o trânsito, em como evitar que pedestres acabem atropelados. A atitude de cortar a frente de um veículo por si só já configura um sinal de alerta: alguém pode se machucar – argumenta o secretário Soares.
Todas as conversões centrais haviam sido proibidas no ano passado pelo então prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT), como parte das mudanças impostas pelo SIM Caxias. O objetivo era agilizar o fluxo dos ônibus e evitar acidentes. Outra alteração havia sido a criação do corredor secundário para ônibus, pintado na cor azul e com restrições de horários para o trânsito de veículos em geral.
A atual gestão liberou o fluxo completamente no corredor azul e autorizou praticamente todas as conversões. Ainda é proibido dobrar à direita na esquina da Sinimbu com a Dr. Montaury e nas esquinas da Pinheiro com a Visconde de Pelotas e com a Marechal Floriano.
Faça o certo
Para virar à direita nas ruas centrais de Caxias, use o corredor de ônibus
Muitos motoristas ainda insistem em cortar a frente dos ônibus na área central
Pioneiro
GZH faz parte do The Trust Project