O Fátima Saúde inaugurou, nesta terça-feira, em Caxias do Sul, um novo modelo de atendimento que visa centralizar serviços e facilitar a vida do paciente. Na prática, a ideia é que o paciente realize a consulta e tenha todos os encaminhamentos de exames feitos no mesmo lugar, além de esclarecer eventuais dúvidas. Antes da consulta, o paciente vai passar por um acolhimento, onde serão colhidas informações para um histórico de saúde. O Centro Integrado Fátima Saúde funciona de segunda a sexta-feira, no Centro Clínico Del Mese. Atualmente, o Fátima Saúde tem 53 mil beneficiários.
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O sistema opera desde a semana passada e, por enquanto, oferece atendimentos de clínica médica, medicina da família, nutrição e psicologia. As consultas são agendadas. Em um segundo momento, a partir de outubro, a ideia é oferecer atendimento para a mulher e infantil. Cada consulta com o médico deve durar entre 20 e 40 minutos e o horário de início deverá ser respeitado, para evitar prejuízo ao paciente seguinte.
– Ao associar o beneficiário (no modelo tradicional), entregamos um cartão e imaginamos que a pessoa saiba buscar o caminho de forma independente, o que nem sempre acontece: a pessoa fica vagando no sistema procurando uma porta de entrada, muitas vezes por meio do pronto-atendimento, Por isso começamos, há alguns anos, a pensar neste novo modelo. Estamos nos propondo a cuidar das pessoas de forma integral – explica o diretor geral do Fátima Saúde, Roberto Zottis.
No novo sistema, a ideia é criar um prontuário único com as informações do paciente, que será compartilhado entre os profissionais. A meta é qualificar o serviço, levando-se em consideração que entre 20% e 30% do público não retira os exames. A proposta é que profissionais do Centro Integrado procurem os beneficiários para atualizar cadastros ou dar andamento a um serviço, como o retorno para conversa com o médico após o exame.
– Se o paciente não consegue agendar um exame, é nosso problema, nós temos que resolver. Vamos precisar construir, porque é uma mudança cultural – avalia o consultor técnico em saúde, Luís César Souto de Moura.
A estimativa é atender a cerca de 100 pessoas ao dia, em um espaço com com seis consultórios (que no Centro Integrado são chamados de lifes). Para viabilizar o serviço foram investidos cerca de R$ 500 mil em área física e 20 profissionais foram contratados. O paciente tem a opção de consultar com os profissionais do Centro Integrado ou com os demais médicos conveniados, que continuam à disposição.
SERVIÇO
:: Disponível aos 53 mil beneficiários, que podem agendar consulta no Centro Integrado de Saúde ou com os médicos conveniados.
:: Fica no Centro Clínico Del Mese (Avenida Júlio de Castilhos, 2307, 5º andar). O telefone é 2991.7690z Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 20h.
Saúde
Centro Integrado Fátima Saúde é inaugurado em Caxias
Novo modelo de atendimento visa centralizar serviços e facilitar a vida do paciente
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