Conquistar um segundo aeroporto, menos suscetível à cerração e com capacidade para transportar cargas, ainda é possibilidade distante para Caxias do Sul. A discussão é antiga. Embora a área em Via Oliva tenha sido definida pelo governo do Estado em 2011, nada saiu do papel.
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Por falta de planejamento e verba pública, Caxias do Sul e região enfrentam o caos da mobilidade
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Em operação há cerca de 60 anos, o Hugo Cantergiani oferta voos apenas para os aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Viracopos (Campinas), por duas companhias aéreas. A média atual é de 500 a 600 passageiros/dia.
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Duplicação é carência da RSC-453, entre Farroupilha e Garibaldi
Cidade de porte semelhante a Caxias, Joinville (SC) tem rotas para Porto Alegre, Brasília, Campinas, Guarulhos e São Paulo (Congonhas). Graças a um equipamento que não pode ser instalado aqui, apenas um voo foi cancelado por falta de teto em um ano, desde que disponibilizado em Joinville: o ILS, que possibilita a operação por instrumentos.
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O Departamento Aeroportuário do Estado (DAP) diz que o Hugo Cantegiani não tem viabilidade técnica para o ILS. Enquanto o terminal catarinense pensa em crescer, o caxiense é barrado pela BR-116 e pelo bairro Salgado Filho. A pista não pode ser ampliada.
Na falta de verba pública, pelo menos cinco investidores internacionais estariam interessados em construir o novo aeroporto e pagariam, inclusive, a indenização pelos 440 hectares previstos no Plano Diretor. Segundo o diretor de Infraestrutura e Política Urbana da CIC, Nelson Sbabo, a possibilidade de criar um distrito industrial, também provido pela empresa escolhida para a concessão, praticamente dobraria o tamanho da área. Os planos são audaciosos. Diante da realidade, o cenário idealizado por Sbabo parece uma utopia:
- Imaginamos uma via expressa do viaduto da Telasul (Garibaldi) até Apanhador e de lá até Vila Oliva, e que faça com que os municípios de Passo Fundo, Nova Prata possam chegar ao aeroporto em menos de duas horas, menos do que ir a Porto Alegre. Tem também o fluxo de turistas. Vila Oliva fica a 20 quilômetros de Gramado - aponta.
A Secretaria de Aviação Civil diz que estuda a instalação do aeroporto de Vila Oliva e ainda não descarta o de Gramado e Canela. O estudo indicará a viabilidade técnica e se podem operar em conjunto.
*André Fiedler e Jean Prado colaboraram.
Serra Imobilizada
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Embora a discussão por Vila Oliva seja antiga, nada saiu do papel
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