
Apaixonados por Fuscas percorreram na tarde deste domingo as ruas centrais de Caxias do Sul em comemoração ao Dia Nacional do Fusca. O comboio, com mais de 50 veículos, partiu do largo em frente ao Monumento ao Imigrante, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, e seguiu pela Avenida Júlio de Castilhos até o Parque Cinquentenário. A carreata passou ainda pela Rua Sinimbu, e dispersão foi na Rua Alfredo Chaves, em frente à prefeitura.
Mundialmente, o Dia do Fusca é comemorado em 22 de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do Sedan, em 1934.
Saiba mais sobre o Dia Nacional do Fusca na edição impressa do Pioneiro deste fim de semana
O Fusca na história
:: Os primeiros Volkswagens Sedan - esse é o nome original do Fusca - fabricados na Alemanha, chegaram ao Brasil em 1950.
:: A produção no Brasil começou em 1959, na primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde seriam feitas mais de 3 milhões de unidades.
:: A história do Fusca no Brasil tem uma particularidade: o retorno da fabricação em 1993, sete anos após sua paralisação, em 1986. A pedido do então presidente da República, Itamar Franco, o carro voltou a ser produzido, em uma versão movida exclusivamente a etanol, e parou de ser fabricado em 1996.
:: O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca que foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: o Gol, que chegou ao 25º ano de liderança em vendas no mercado nacional.
:: Internacionalmente, o Fusca continuou a ser fabricado no México - onde é conhecido como "Vocho" - até 2003.