A Mercopar 2023, feira de inovação industrial, será de 17 a 20 de outubro, em Caxias do Sul, mas os movimentos em preparação já estão ocorrendo. Um exemplo é o Projeto Comprador Digital, que antecipa as conexões para a feira. Atualmente, micros e pequenas empresas que querem atuar como fornecedoras de empresas de grande porte do setor alimentício já podem se inscrever, até 1º de agosto, para participar das rodadas de negócios com as indústrias de alimentos da Mercopar 2023.
Podem participar empresas que atuem na prestação de serviços ou no fornecimento de peças para plantas industriais do segmento nas áreas de manutenção, automação, ferramentaria, logística, movimentação de carga, entre outras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do Portal de Negócios do Sebrae RS, um dos organizadores do evento, juntamente com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). O site para inscrições é portaldenegociosebrae.com.br e a rodada acontecerá dia 16 de agosto.
Uma das principais ferramentas de geração de negócios da feira, a iniciativa busca fomentar oportunidades no período pré-evento. No ano passado, considerando as rodadas digitais realizadas no período pré-feira e todas as agendas realizadas durante os quatro dias da Mercopar, o Projeto Comprador realizou 3.918 reuniões, aproximando 242 grandes empresas nacionais e de países como Guatemala, Equador, Colômbia, México, Costa Rica e República Dominicana a 896 micros e pequenas empresas (MPEs) nacionais dos estados de RS, SC, PR, SP e MG.
Neste ano, a Mercopar chega a sua 32ª edição, e será no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva. Em 2022, a feira reuniu 512 expositores e gerou um número recorde de R$ 430 milhões em negócios, um crescimento de 77% em relação ao ano anterior. Foram mais de 35 mil visitantes e mais de 200 horas de conteúdo durante os quatro dias de realização.
O evento possui foco voltado para a geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem.
Iniciativa pretende contemplar diferentes nichos
A iniciativa do Projeto Comprador Digital é realizada por meio do Portal de Negócios do Sebrae RS e chega a 2023 contemplando novos nichos de mercado. Outras rodadas digitais estão previstas para os próximos meses e irão contemplar, além da indústria de alimentos, outras cadeias produtivas de setores como construção, energia e mineração.
Em uma ação-piloto, uma primeira rodada do Projeto Comprador Digital reuniu 80 MPEs gaúchas e 21 empresas de grande porte de seis estados brasileiros no mês de maio. Ao todo, foram agendadas 195 reuniões entre as partes envolvidas.
— É uma solução que auxilia os dois lados da cadeia, compradores e fornecedores. Atuando em sinergia entre as partes, as rodadas potencializam a diversificação de mercado, otimizam recursos e promovem ganho de escala — afirma o analista de Competitividade Setorial do Sebrae RS, Jakson da Luz.