2023 marca os 70 anos de fundação da Muraro Bebidas, em Flores da Cunha. A empresa que surgiu como vinícola pelas mãos do imigrante italiano Ernesto Gaetano Muraro, mudou o foco ao longo dos anos e se tornou referência na produção de destilados. São mais de 50 tipos diferentes de bebidas com mais de 20 marcas diferentes.
Neto de Ernesto, Renato Muraro é o diretor da empresa e conta nesta entrevista os planos e desafios para seguir com o legado da família — ele tem ao lado o pai Claudio e o filho Frederico:
— Me sinto uma pessoa privilegiada, pois tive a honra de trabalhar com meu avô, com meu pai e agora com meu filho. Este aprendizado diário é o que nos ensina que sempre devemos ter um olho no passado, um olho no futuro e os dois olhos bem abertos para o presente.
Como surgiu a Muraro Bebidas? De onde veio a ideia para o empreendimento?
A Muraro Bebidas surgiu em 1953, fundada pelo imigrante italiano Ernesto Gaetano Muraro, juntamente com seu filho Claudio Muraro e outros sócios. Num pequeno galpão de pouco mais de 400 metros quadrados e algumas poucas pipas de madeira, deu-se início a vinificação que com o tempo passou a ser comercializada na Capital, no Rio de Janeiro e em São Paulo. O espírito empreendedor de Ernesto, que desejava explorar novos mercados Brasil afora, somado à vontade de desenvolver produtos diferenciados voltados às tendências de consumo da época, foi fundamental para o desenvolvimento do negócio.
Qual foi a primeira bebida a ser produzida?
A empresa iniciou com a produção de vinhos. Porém, foi com a aquisição do destilador na década de 60 que a empresa fundamentou o DNA que aperfeiçoaria nas décadas seguintes a bebida destilada. A primeira delas foi a Aguardente Composta Valverde, que logo ganhou notoriedade no Estado, principalmente no Centro e Fronteira Sul e, assim, mais recursos foram gerados para o incremento da linha de produtos, abrindo caminho para uma ampla linha de bebidas quentes.
Devemos ter um olho no passado, um olho no futuro e os dois olhos bem abertos para o presente.
RENATO MURARO
Diretor da Muraro Bebidas
A Muraro foi uma das primeiras empresas gaúchas a produzir vodka. O que isso representou para o negócio?
A Muraro sempre foi uma vanguardista na categoria de destilados. Em uma época em que poucas marcas de bebidas internacionais chegavam ao mercado popular brasileiro, não havia muitas opções de categorias de bebidas disponíveis. A Vodka Popokelvis foi um destes exemplos, que marcou época ao popularizar-se na década de 1970 e que permanece até hoje.
A região é reconhecida pela produção de vinhos e espumantes. Por que a aposta em outros tipos de bebidas?
A Muraro iniciou no ramo vitivinícola pela cultura e tradição, porém, foi na categoria de destilados que encontrou sua real vocação. Foram estas bebidas que possibilitaram a empresa a se diferenciar e construir uma história com poucos precedentes. É um segmento que encanta por ser dinâmico e nos permite ousar ao máximo dentro da nossa criatividade e competência. Todas as fórmulas são desenvolvidas e auditadas em laboratório próprio. Coordenar esta movimentação diária é o nosso grande desafio.
Qual foi o momento mais importante para a empresa nesses 70 anos de história?
É difícil pensar em apenas um momento, tivemos no decorrer desses 70 anos conquistas memoráveis. O lançamento da Vodka Popokelvis não pode ficar de fora, pela repercussão e retorno para a imagem da empresa. Também o lançamento do Whisky Green Valley “o whisky da garrafa vazia”, foi um marco divisor, na época, alcançamos grandes mercados. Termos sido agraciados com o prêmio Carrinho de Ouro da Associação Gaúcha de Supermercados como melhor fornecedor de bebidas; a construção da fábrica 2, maior e mais moderna e que nos permitiu duplicar a capacidade produtiva. Enfim, diria que cada equipamento novo que adquirimos, cada cliente que conquistamos também são sempre motivos de muita satisfação e que ficam registrados na trajetória da Muraro.
E o mais difícil? E como foi superá-lo?
Os momentos difíceis surgiram quando a empresa precisou crescer em um ritmo acelerado, resultando em investimentos e esforços que desafiavam a estabilidade da empresa. Como toda empresa no Brasil que perdura por anos no mercado, sofremos com as diversas dificuldades econômicas e políticas que ocorreram ao longo dos anos. A perseverança foi fundamental para manter a consciência da construção de um legado.
Qual o segredo para se manter há tanto tempo no mercado?
Uma empresa com 70 anos já viu muita coisa acontecer no país e no mundo. O que foi construído no passado é o fundamento de todo o nosso trabalho, mas o foco está sempre no dia de amanhã. Para tanto, é necessário um profundo senso de adaptabilidade e perseverança. Não existe receita pronta para a longevidade, mas muito se deve a uma equipe de profissionais competentes, ao esmero na qualidade dos produtos, ao relacionamento com os clientes e fornecedores, e a constante modernização de processos e tecnologias e, principalmente, manter-se fiel aos seus valores.
Entre as ações da Muraro para celebrar o aniversário, estão a instalação de uma nova linha completa de envase e a ampliação da capacidade de tancagem. O que isso irá representar para a empresa?
Esses investimentos buscam preparar a empresa para futuras etapas de crescimento sustentável. Estamos nos aperfeiçoando para entregar cada vez mais valor ao mercado e aos clientes através de nossas marcas, mantendo a solidez de uma indústria com sete décadas de experiência.
Quais os planos e desafios para os próximos anos?
Temos planos para ampliar mercados no Brasil e mundo afora, apostando em marcas tradicionais e também em lançamentos que vão ao encontro das novas tendências de consumo. Continuaremos investindo na excelência das pessoas e dos processos, nos inspirando na trajetória já percorrida e buscando a prosperidade e responsabilidade do negócio.