Na última terça-feira, após ficar três meses recebendo reclamações de consumidores sobre os pontos na cidade em que os celulares não funcionam, o Procon Caxias encerrou a campanha e iniciou um levantamento de todos os dados recebidos.
Os relatórios completos serão divulgados em março. Porém, uma contagem preliminar de parte dos registros aponta que pelo menos 218 pessoas relataram enfrentar algum problema na cidade. Levando-se em conta dados da Anatel do final de 2012 que indicam que em Caxias há 127,9 linhas móveis para cada 100 habitantes, esse número inicial de reclamações até parece pequeno. As queixas, porém, podem ser apenas a amostra de um problema muito maior.
- No geral, o consumidor não reclama para os órgãos competentes quando encontra alguma dificuldade. Em função disso, estamos considerando cada uma dessas queixas como um possível indicativo de algo mais grave _ explica o assessor técnico jurídico do Procon Caxias e idealizador da campanha, Luiz Fernando Del Rio Horn.
A ação realizada pela entidade para coletar dados que agora estão sendo computados foi bem simples: o consumidor, pessoalmente ou por telefone, avisou o Procon o ponto exato em que costuma encontrar dificuldades para obter sinal telefônico. Cada queixa gerou um pontinho em um mapa e cada operadora (Vivo, Claro, Tim e Oi) foi identificada por uma cor.
Leia mais sobre o assunto e veja um mapa com os pontos da cidade onde os celulares não funcionam na edição impressa do Pioneiro desta segunda-feira.
Telefonia móvel
Procon Caxias finaliza mapeamento que aponta onde os celulares não funcionam na cidade
Dados preliminares apontam que há pelo menos 218 pontos com irregularidades, mas número deve ser ainda maior
Ana Demoliner
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