O espumante caiu no gosto do brasileiro. Prova disso é o crescimento nas vendas, que somente este ano deve fechar 14% acima do comercializado no ano passado. A bebida ainda concentra seu maior consumo nesta época do ano, porém o comportamento do consumir está mudando. Com qualidade indiscutível e preços acessíveis, o espumante produzido na Serra gaúcha se consolida, e começa a aparecer nas taças dos brasileiros durante o ano inteiro.
Na noite, o espumante também está em alta. É uma das bebidas preferidas na balada, principalmente entre as mulheres. Há pelo menos cinco anos, as vinícolas investiram forte no espumante, e hoje em dia as marcas nacionais são responsáveis pela venda de 7,5 garrafas em cada 10 comercializadas no país. Destaque para a Serra gaúcha, que é grande produtora da bebida.
- A acidez da terra, encontrada na nossa região, é uma bênção para o espumante e para o vinho branco. Aqui temos o que é necessário para um espumante de qualidade - defende Rudimar Tumelero, da Tumelero Bebidas.
Quem bebe espumante há algum tempo também pôde acompanhar as mudanças no mercado, principalmente no que diz respeito ao aumento de opções nas prateleiras. A representante comercial Carla Giacomet Bergozza, 44 anos, adquiriu o hábito de beber espumante há cerca de dez anos. Quando começou, as opções eram poucas, e era preciso comprar bebidas importadas.
- A gente consumia realmente em datas especiais, por conta do preço. Os valores não eram nada acessíveis, então o consumo era bem menor - relembra.
Hoje em dia, Carla costuma tomar espumante nos mais diferentes momentos.
- Beber um espumante transforma qualquer jantarzinho em um momento especial - resume.
Para este ano, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) projeta a venda de 15 milhões de litros de espumantes, uma alta de 14% em relação ao ano passado. Até setembro, já foram colocados 6,7 milhões de litros de espumantes no mercado.
No Pioneiro desta sexta-feira, veja as diferenças entre as bebidas que se parecem com espumante, mas não são
Consumo
Espumantes caem no gosto do consumidor e vendas devem crescer 14% em relação ao ano passado
Marcas nacionais são responsáveis pela venda de 7,5 garrafas em cada 10 comercializadas no país
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