O transporte de trem pode ser mais barato, além de sustentável - se pensado em médio e longo prazos - para as empresas, inclusive de Caxias e região, onde não há terminal ferroviário de cargas. Isso é o que defendeu o palestrante da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) nesta segunda-feira. O presidente da Brado Logística, José Luis Demeterco Neto, disse que a ferrovia é a modalidade ideal para o transporte de longa distância.
Segundo ele, é possível reduzir até 28%, em algumas situações, os custos totais das empresas caso a logística seja feita com o uso de trens. No caso de Caxias, se a carga fosse enviada via malha rodoviária até o terminal de Esteio ou Triunfo, tendo como destino final do porto de Rio Grande, a economia seria entre 10% e 15%, de acordo com o empresário.
O ideal seria embarcar as cargas desde a cidade, mas, como os custos para revitalização da malha ferroviária são elevados, uma possível alternativa seria a criação de um terminal para armazenamento de contêineres.
Criada em abril do ano passado a partir da fusão entre a Standard Logística e o segmento de contêineres da ALL - América Latina Logística, a Brado, com sede em Curitiba, conta com 1,5 mil colaboradores.
Economia
Palestrante da reunião-almoço da CIC defende que transporte ferroviário reduz custos das empresas
Presidente da Brado Logística, José Luis Demeterco Neto, defendeu mudança de cultura para tornar o transporte mais sustentável no Brasil