Após reportagem apontar a diária do estacionamento do aeroporto de Passo Fundo como a mais cara entre todos os terminais gaúchos, o vereador Douglas Pereto (PSD) cobrou informações do Estado quanto ao acordo de concessão do espaço.
O ofício foi encaminhado ao Departamento Aeroportuário (DAP) do Estado, que concedeu o espaço à iniciativa privada em 2017. A empresa Traçado Construção e Serviço, de Erechim, tem autorização para explorar o serviço até 2033.
No documento, enviado nesta quinta-feira (30), o vereador pede acesso aos contratos de concessão para saber o que foi acordado entre as partes sobre valores, melhoria na estrutura, previsão de revisão tarifária e de fiscalização do Estado ao serviço prestado.
— Toda estrutura envolvendo o aeroporto é importante, sendo porta de nossa economia regional, e deve estar de acordo com a demanda exigida. Mesmo sendo uma pauta que extrapola nossos limites municipais, a Câmara de Vereadores precisa estar atenta — resume o vereador.
A reportagem entrou em contato com a direção do Departamento Aeroportuário, que respondeu que não recebeu o ofício do vereador até o fim da tarde desta quinta-feira (30). "Assim que o ofício chegar à Selt (Secretaria de Logística e Transportes), será analisado pelo Departamento", disse o órgão em nota.
Aeroporto tem diária mais cara do Estado
Levantamento de GZH publicado na quarta-feira (29) aponta que a diária do Aeroporto Lauro Kurtz é a mais cara entre todos os aeroportos gaúchos. A cada 24 horas, o usuário desembolsa R$ 48 para deixar o carro em uma das 252 vagas disponíveis.
Em Porto Alegre, o estacionamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho cobra R$ 21,90 para 24 horas em espaços descobertos e R$ 24,90 para cobertos.
Já em Caxias do Sul, o uso por dia custa R$ 25 em vaga aberta e R$ 35 em coberta. Em Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo e Uruguaiana os passageiros podem deixar o veículo sem custo no pátio das unidades.