A Educação Infantil é uma fase em que as crianças devem ser respeitadas e valorizadas em sua complexidade e potencialidade, encontrando nos diferentes espaços educativos diversas possibilidades de aprender e se desenvolver. No Colégio Marista Conceição, as múltiplas linguagens das crianças são potencializadas, ampliadas e enriquecidas por meio de diferentes estratégias pedagógicas que unem o cuidar e o educar em um contexto de afeto, descobertas e aprendizado.
Os Projetos de Investigação permitem, por meio da efetivação de uma escuta atenta, que as crianças aprendam tendo seus interesses e necessidades considerados no percurso educativo. Assim, a criança é concebida de forma integral, em um caminho em que a curiosidade, a pesquisa e a troca de saberes possa transcender a experiência escolar, fazendo parte do viver.
Possuímos uma concepção de aprendizagem que compreende e valoriza a infância como um processo de construção de significados, conforme destaca a educadora Nadine de Marchi, que atua com crianças de quatro anos de idade.
– Acolhemos as curiosidades, dúvidas e interesses das crianças, pois são eles que impulsionam as pesquisas, projetos, investigações, explorações e atividades no cotidiano da Educação Infantil – afirma.
Ainda segundo a educadora, no desenvolvimento dos Projetos de Investigação, as crianças são instigadas sobre o que já sabem e o que ainda querem saber sobre determinado tema e começam o percurso investigativo, trazendo suas hipóteses e seus conhecimentos prévios. Em seu andamento, são oportunizados contextos de pesquisa, aulas práticas, visitas a locais externos e construções de registros com diferentes linguagens.
A valorização da infância e o brincar no cotidiano
As interações e brincadeiras são elementos essenciais no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, sendo uma das primeiras formas de expressão da criança e de sua relação com o mundo.
– O brincar é a linguagem natural da infância, por meio da qual as crianças exploram o mundo, experimentam papéis sociais, desenvolvem a imaginação, exercitam a criatividade e constroem significados – reforça a coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais do Colégio Marista Conceição, Scheila Regauer.
Conforme explica Scheila, a brincadeira constitui-se como um momento em que a criança toma decisões, expressa sentimentos e valores, conhece a si mesma, recria ações e expressa situações imaginárias e criativas, sendo protagonista e tendo liberdade para viver essa experiência de forma plena. No Colégio Marista Conceição, o brincar não é visto apenas como uma forma de entretenimento, mas como uma poderosa ferramenta educativa que favorece a construção do conhecimento de maneira prazerosa e significativa.
– As atividades lúdicas são cuidadosamente planejadas pelos educadores para proporcionar experiências ricas e diversificadas que estimulem o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e motor das crianças – explica a coordenadora.
Além disso, as interações entre as crianças e adultos são valorizadas como oportunidades de aprendizado social e emocional. Através do convívio com os colegas e dos diálogos com os educadores, as crianças desenvolvem habilidades de comunicação, colaboração, resolução de conflitos e empatia.
A Educação Infantil marista se configura em uma experiência capaz de marcar o coração e a mente das crianças, promovendo sua formação integral. Por meio de processos criativos e inovadores, de valorização e reconhecimento da infância, articulamos educar, cuidar, descobrir, investigar, experienciar, brincar, interagir e conviver, para assim potencializar um aprender com sentido e significado.