Por Martin Henkel, CEO da SeniorLab e professor na FGV
Temos a maior participação da população com 60 anos ou mais na sua composição. Com 21% nesta faixa etária, somos um a cada cinco habitantes dentro do que chamamos de economia prateada. O Brasil segue o mesmo caminho e já tem 17% da sua população neste grupo.
Em 2024 os primeiros geração X "sessentaram" e isso coloca três gerações dentro deste grupo etário. A geração silenciosa, ou como chamo, os teen boomers, crianças ao final da Segunda Guerra que assistiram à chegada dos baby boomers e agora os primeiros anos da geração X. O livro Shopper60+ trata disso e mostra os 60 anos como um marcador de importantes e naturais mudanças nos sentidos e na cognição. É neste pilar que o aging in market, conceito vital para preparar marcas, produtos e serviços a um país onde teremos um em cada quatro habitantes com 60 anos ou mais, irá acelerar a curva de aprendizado.
É daqui a mais longa pesquisa de coorte populacional sobre longevidade da AL
O RS e sua capacidade de inovação e indústrias que colocam seus produtos em todos os cantos do Brasil e do mundo têm enorme potencial em inovar, ajustar, adaptar-se e ser líder em design de produtos, equipamentos e funcionalidade adequados para este público.
É daqui a mais longa pesquisa de coorte populacional sobre longevidade da América Latina, que há 30 anos mapeia e estuda o estilo de vida dos longevos e virou o livro A Trilha da Longevidade Brasileira. É do RS a primeira consultoria de marketing e negócios especializada em mercado e consumo 60+ do país. Escolheu o RS para seu lar e para transformar a medicina, o professor doutor Yukio Moriguchi, 99 anos, o pai da geriatria no Brasil. É do nosso Estado o primeiro selo para produtos, embalagens, equipamentos e calçados para uso de pessoas com 60 anos ou mais, a certificação funcional. É do RS o primeiro núcleo para collabs com a indústria de produtos destinados ao bem-estar sênior e o marketing 60+, que nasceu aqui e já virou matéria nacional na FGV.
O Estado tem tudo para transformar um movimento demográfico irreversível em um diferencial estratégico único e se habilitar a liderar um mercado trilionário no país.