Caiu para 167 mil o número de imóveis sem energia elétrica no RS neste sábado (20). Eram 198 mil no começo da manhã. A CEEE Equatorial atualizou o seu balanço por volta das 11h, informando que tem ainda 68 mil clientes desabastecidos, sendo 48 mil em Porto Alegre. O problema é causado pela tempestade que atingiu o Estado na terça-feira (16).
O boletim anterior da concessionária chamou atenção porque o número de pontos afetados tinha subido entre a sexta-feira e este sábado, de 81 mil para 86 mil clientes. A CEEE Equatorial alegou que isto se devia a "desarmes não ligados ao temporal" durante a madrugada, que já estavam sendo solucionados.
Clientes da empresa nos bairros Ipanema, Passo d'Areia, Petrópolis e Vila Ipiranga, em Porto Alegre, relataram à reportagem da Rádio Gaúcha que, em alguns pontos, a energia foi restabelecida, mas logo caiu novamente.
— A luz voltou à meia-noite (de sexta), em meia fase, e caiu novamente às 2h da madrugada e não retornou mais. Ouvimos um estouro, e a eletricidade apagou, inclusive, em ruas que já tinham energia anteriormente — contou Maria Bernadete Hoff, 72 anos, moradora da Rua Alberto Silva, bairro Vila Ipiranga.
A CEEE Equatorial chegou a registrar 600 mil consumidores sem energia logo após a tempestade.
O levantamento mais recente da RGE, divulgado às 11h, indica que 99 mil clientes estão sem luz — eram 112 mil no boletim anterior. O pico de afetados, na madrugada de quarta, foi de 714 mil.
As duas concessionárias projetam a normalização do abastecimento até este domingo (21). A RGE admite, porém, que "pontos isolados" podem seguir com o problema por ainda mais tempo.
Como contatar a CEEE Equatorial
- Site
- Telefone 0800 721 2333
- SMS 27307, para falta de energia, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (UC), encontrado no canto superior direito da fatura de energia;
- Whatsapp Clara: (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos).
Como contatar a RGE
- SMS: Envie mensagem com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
- WhatsApp: (51) 9 9955.0002
- Site
- App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
- Call Center: 0800 970 0900.