Você acha que gastar dinheiro com a beleza é uma necessidade ou um luxo? Quando pensa no desenvolvimento da carreira, chega a levar em consideração algum investimento na aparência? E quanto costuma reservar do orçamento para ficar mais bonito?
Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o objetivo de mapear o mercado de beleza a partir do consumo de produtos e serviços, aponta que sete em cada dez (74,8%) entrevistados acreditam que pessoas bem cuidadas aparentam ser profissionais melhores. Mais da metade (52,6%) concorda que pessoas bonitas têm mais oportunidades na vida.
A balconista de farmácia Maria Rita Nicaretta, 25 anos, moradora do Centro da Capital, vê o gasto com a beleza como um investimento na autoestima – seis em cada dez pessoas ouvidas no estudo concordam – e acredita que isso pode impactar positivamente no desenvolvimento da carreira, por conta da autoconfiança.
Leia mais:
Setor da beleza é mais uma das vítimas da crise: clientes somem e número de salões fechados dispara
Cabeleireira de Porto Alegre oferece embelezamento pessoal gratuito a quem está desempregado
Assim como ela, quase metade dos entrevistados (49,4%) acha que gastar dinheiro com o propósito de melhorar a aparência física é um investimento que vale a pena, ao proporcionar sensação de satisfação.
– Numa entrevista, a apresentação e a postura são fundamentais. Isso complementa e eleva o currículo – explica Maria Rita, que foi percebendo a importância da aparência ao longo dos anos, ao observar outros profissionais.
Segundo dados do estudo, seis em cada dez (62,7%) brasileiros consideram-se pessoas vaidosas e preocupadas com sua aparência e 65,7% concordam com a ideia de que cuidar de beleza não é luxo, mas uma necessidade. No entanto, há quem cometa excessos:
– Uma vez já comprometi o meu orçamento com cuidados com os cabelos –revela Maria Rita que, mensalmente, estima investir R$ 200 do orçamento com maquiagens e embelezamento de unhas e cabelos.
Boa aparência no mercado
Pessoas mais bonitas têm mais sucesso profissional? Pesquisa relaciona aparência com êxito na carreira
Estudo mostra que sete em cada dez pessoas relacionam cuidado com a aparência com sucesso profissional
Roberta Schuler
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project