Três equipes extra vão fazer a limpeza dos contêineres com acumulo de lixo em Pelotas, desde que começaram, há mais de um mês, os problemas com os caminhões da coleta conteinerizada. Os primeiros contêineres a receberem a ação são os do Centro e da Zona Norte da cidade, na tarde desta segunda-feira (03). Serão três caminhões e 12 garis em trabalho de 24 horas por dia e que pode durar até um mês.
O serviço adicional vai custar R$ 90 mil à prefeitura, mas o valor será cobrado da empresa Revita. A terceirizada tem contrato mensal de R$ 700 mil para fazer as coletas tradicional, conteinerizada, seletiva e de materiais médico-hospitalares. Segundo o presidente do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), Jacques Reydams, o serviço tem tido problemas nos últimos meses. A prefeitura já descontou R$ 116 mil na fatura de setembro da empresa, além de ter indicado 70 multas pelo não cumprimento da coleta.
O contrato entre a prefeitura e a Revita vai até 2016. Mas é passível de rompimento, caso o serviço continue apresentado problemas. Em 2011, quando o contrato foi firmado, a coleta de lixo prevista era de 3,8 mil toneladas ao mês. Atualmente, o município tem produzido mensalmente cerca de 4,37 mil toneladas - aumento atribuído ao maior poder aquisitivo da população, que consequentemente produz mais lixo.
Em Pelotas, 70% da coleta de lixo é feita de forma convencional e 30% em contêineres. Os dois caminhões que faziam a coleta mecânica, chamados de "Robocops", quebraram devido ao recolhimento de material irregular depositado nas estruturas, como dejetos de obras e poda de árvores. Os contêineres só podem receber lixo orgânico. O Sanep aguarda por um novo caminhão, prometido para a ultima semana pela Revita e, agora, previsto para chegar ate quarta-feira (05).