Mais de dois meses depois de um vídeo divulgar irregularidades na ponte sobre o Rio Uruguai, na BR-386, que liga Iraí, no norte do Rio Grande do Sul, a Palmitos, em Santa Catarina, a situação continua a mesma. As imagens mostraram problemas em uma das vigas da estrutura - segundo apontou vistoria realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
De acordo com Luiz Augusto Bassani, supervisor regional do Dnit em Cruz Alta, a Procuradoria da República já aprovou o processo que determina que a obra é emergencial. A superintendência do Dnit em Porto Alegre já começou o procedimento de contratação de uma empresa para realizar a obra.
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- Agora o processo é rápido. Precisamos ver os orçamentos e definir a empresa. Demos o prazo de seis meses, mas creio que a obra será finalizada antes, em quatro ou cinco - destaca o supervisor.
Desde que o vídeo divulgado, a tráfego na ponte segue alterado. O trânsito só é permitido em meia pista, com intervalos de cinco minutos, controlados por dois semáforos, um em cada lado - medida que, segundo Bassani, é preventiva:
- A ponte não apresenta risco. O tráfego poderia ser realizado nas duas mãos, mas prevenimos.
Também é proibida a passagem de caminhões com mais de 57 toneladas. Em Sarandi, há 120 km da ponte, há uma placa que indica aos motoristas de veículos pesados outra opção de trajeto.
De acordo com Bernardo Tutikian, coordenador do curso de Engenharia Civil da Unisinos, o oscilamento da ponte é normal, mas está em um nível avançado. O que deve ser feito é o preenchimento das juntas, que como mostra no vídeo, faz com que o concreto se choque, desgastando a estrutura - o que com o tempo pode gerar problemas.
Outro problema destacado por Tutikian é o fato de grande parte das construções do Estado serem da década de 70 e 80:
- Além de terem idade avançada, foram projetadas para uma carga menor.
Veja o vídeo que o morador de Iraí fez:
Norte do Estado
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