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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) fez uma vistoria na ponte que liga Iraí, no norte do Rio Grande do Sul, com Palmitos, em Santa Catarina. A ligação entre os dois estados, que fica sobre o Rio Uruguai, balança com o movimento dos carros. E após repercussão que um vídeo de um morador ganhou na internet, o trânsito na ponte está funcionando em meia pista e com velocidade reduzida.
De acordo com Luiz Augusto Bassani, supervisor do Dnit em Cruz Alta, dois engenheiros e um projetista de pontes estão no local analisando o movimento da ponte. Tudo será filmado e documentado para análises do órgão federal. Serão captados os movimentos da ponte por cima e por baixo da estrutura. O diagnóstico deverá ser concluído em uma semana.
- Estamos buscando a causa do movimento. De longe fizemos uma vistoria e não detectamos nada. A estrutura está muito boa, foi muito bem projetada - avalia Bassani.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, dois semáforos foram instalados na última semana, um do lado gaúcho e um no lado catarinense, para orientar o trânsito da ponte.
Quando um está verde, o outro está vermelho, liberando a passagem sobre a ponte a cada cinco minutos para apenas uma das pistas. Outra medida de segurança foi a mudança na velocidade para cruzar a ponte. Conforme a polícia, a velocidade máxima permitida no local passou de 80 km/h para 40 km/h.
A ponte sobre o Rio Uruguai registrado no vídeo fica na BR-158, segundo o Dnit. No entanto, conforme a Polícia Rodoviária Federal, ela pode ser chamada de BR-386 no Rio Grande do Sul.
Veja o vídeo feito pelo mecânico Helmuth Nachtigall, 45 anos, morador de Iraí:
Entenda o caso:
- O mecânico Helmuth Nachtigall, 45 anos, morador de Iraí, se surpreendeu com o balanço da ponte e resolveu gravar um vídeo com a filmadora portátil que normalmente carrega.
- Ele divulgou o vídeo no YouTube e as imagens contabilizaram mais de 200 mil visualizações.
- Segundo o coordenador do curso de Engenharia Civil da Unisinos, Bernardo Tutikian, a movimentação entre as partes de uma ponte é esperada e o espaço existente (chamado de junta estrutural de dilatação) serve justamente para absorver e permitir estas movimentações. No entanto, ele aponta irregularidades na ponte de Iraí, onde há choques secos entre o concreto, o que danifica a estrutura e vai quebrando partes da ponte.
- Após a repercussão do vídeo, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que faria uma vistoria no local. No entanto, segundo o superintendente regional do Dnit no Rio Grande do Sul, Pedro Luzardo Gomes, o movimento demonstrado nas imagens é normal.