Comprometida com a oferta de produtos de moda mais responsáveis, a Lojas Renner S.A. atua diariamente com seus parceiros para permitir que seus clientes façam escolhas cada vez mais conscientes. Este trabalho inclui um amplo programa de qualificação de fornecedores focado no desenvolvimento e aplicação de matérias-primas e processos produtivos mais sustentáveis, capazes de gerar impactos positivos no ecossistema de negócios da companhia, no setor em que ela atua e em toda a sociedade.
A estratégia está vinculada ao segundo ciclo de compromissos públicos da varejista. Atualmente, graças às boas práticas adotadas da concepção à produção das coleções, 8 em cada 10 peças da Renner já são mais sustentáveis e a meta é elevar este patamar para 100% até 2030. Para isto, por exemplo, ela seguirá estimulando o usode matérias-primas circulares e regenerativas e o uso de fios reciclados, ao invés de materiais virgens, para contribuir com o objetivo de chegar à neutralidade climática de suas operações (net zero) em 2050.
Uma das principais iniciativas de capacitação com foco em sustentabilidade para os fornecedores de produtos para revenda da companhia é o programa Rede Responsável. Lançado em 2017, ele envolve parceiros que suprem cerca de 75% do volume de compras nacionais das marcas Renner e Youcom, de moda jovem.
Na parte ambiental, o programa inclui temas como redução de consumo de água, gestão de efluentes e insumos químicos, eficiência energética e uso de fontes renováveis de baixo impacto, inventário e redução de emissões de gases de efeito estufa. Os conteúdos relacionados às áreas social e de governança vão desde ética e transparência, relações trabalhistas, saúde e segurança até relações com a comunidade, diversidade e inclusão.
Em 2024 a Lojas Renner também lançou dois guias voltados à rede de fornecimento, inéditos no mercado brasileiro. Um deles, de Moda Circular, mostra como aplicar conceitos de circularidade que priorizam materiais duráveis e matéria-prima reciclada capazes de reduzir a geração de resíduos em todo o setor têxtil, enquanto o guia de Adaptação para Riscos Climáticos ajuda a ampliar a resiliência das empresas frente às mudanças no clima.
Além disto, os fornecedores têm acesso a trilhas de capacitação na plataforma de educação corporativa Universidade Renner (UR) e a um sistema de gestão de dados ambientais desenvolvido pela própria companhia para avaliar os impactos dos processos produtivos. Quando necessário, eles podem ainda recorrer ao programa Tira Dúvidas, realizado em encontros periódicos com auditores e especialistas da varejista.