São muitos os fatores que contribuem para que uma empresa seja competitiva. Gestão de recursos de toda ordem é um deles. Por isso, é importante a busca por processos e equipamentos que ajudem a economizar insumos, levando a uma economia de tempo, dinheiro – e ainda preservando o meio ambiente. Esse tipo de cuidado ajuda, até mesmo, na obtenção das certificações de sustentabilidade exigidas por muitos segmentos e pelos grandes clientes.
– A pauta ambiental está muito em alta. As empresas buscam selos que denotem esse cuidado, especialmente dentro do contexto ESG, que inclui as práticas sociais, de governança e de meio-ambiente. Para negociar com outras empresas, assim como players externos, se não tem esses registros, se torna impossível – pontua o gerente de desenvolvimento comercial da HD Distribuidora de Higiênicos e Descartáveis, Renan Moraes.
A empresa é especializada em produtos e equipamentos de higiene e limpeza profissional e presta consultoria para que os clientes tenham processos adequados. Assim, economizam recursos financeiros e naturais, entregam um ambiente saudável para os colaboradores e ainda ficam aptos a conquistar tais certificações.
Em entrevista, Moraes comenta a importância desse trabalho para que as empresas tenham tranquilidade para focar em sua atividade principal. Ele também fala das tendências no setor e anuncia novidades para o segundo semestre. Confira:
De que forma a mecanização das tarefas confere agilidade à prestação de serviços?
O mercado de trabalho está muito aquecido, então as empresas relatam dificuldade de recrutar profissionais, em todas as áreas – e não é diferente com higienização e limpeza. A mecanização ajuda a suprir essa demanda. Isso se torna especialmente importante onde há muito giro de público, em que se precisa manter tudo limpo e organizado, ou liberar para o cliente que chega – como em hotéis, bares e restaurantes.
Para se ter uma ideia do quanto as empresas estão atentas a isso, apenas nas primeiras três semanas de junho vendemos 12 máquinas para lavar louças ou pisos. Elas foram entregues para empresas de vários segmentos, como choperia, pizzaria, supermercado, indústria, hotel e oficina mecânica.
Além de suprir a escassez de mão de obra, a mecanização garante a excelência na limpeza dos ambientes?
Sim, os equipamentos são preparados para garantir o melhor da limpeza profissional. Posso citar alguns exemplos como na época da pandemia onde as máquinas garantiam que os objetos saíssem higienizados porque utilizam detergentes e secantes que atingem a temperatura que matam vírus e bactérias. Nas máquinas lavadoras de piso, podemos ajustar a a velocidade do disco que faz pressão ao escovar no piso, é possível atingir uma camada mais profunda do que em uma limpeza manual, sem equipamento. Temos alguns tipos de disco para polimento, lavagem, pisos específicos como porcelanato, para remoção de cera, que é mais abrasivo, enfim, dentro de um equipamento se tem várias possibilidades. E no caso da HD Distribuidora, temos a facilidade de sermos assistência técnica autorizada de todas as marcas que comercializamos. Isso dá uma agilidade muito grande para os clientes, inclusive se for o caso de acionar a garantia do fabricante.
De que forma a HD Distribuidora atua na busca por soluções para cada cliente? Como faz a indicação do equipamento adequado?
Como eu disse, todo detalhe é importante, então procuramos primeiro entender as necessidades da empresa. EX: se quer aumentar produtividade, se tem uma área grande que precisa limpar periodicamente, ou se tem que fazer isso em menos tempo. Após isso, avaliamos o segmento do cliente, normas da vigilância sanitária...
Depois de entender as necessidades, apresentamos um projeto customizado que contempla equipamentos, produtos e máquinas. Se a empresa precisa limpar uma área de mil metros quadrados, analisamos o tempo disponível para isso, o tipo de piso e todas essas variáveis. Cada detalhe faz diferença. Por exemplo: se passam veículos, não pode haver cabos expostos. Vamos buscar uma solução que atenda a essa particularidade.
A implementação inclui a instalação e o treinamento das equipes para que façam o manuseio correto. Consultores comerciais e técnicos ensinam a usar o produto, tirar do dosador e repor descartáveis, por exemplo. Na sequência, fornecem um certificado e entregam o plano de higiene. Esse documento diz o que usar em cada área e a periodicidade, por isso fica em lugar visível.
Por fim, são feitas visitas recorrentes para acompanhar se tudo está andando de maneira adequada. No caso dos equipamentos cedidos em comodato, sempre que há necessidade a reposição já é feita na hora.
Quais as outras vantagens das máquinas nas empresas?
Ao comparar uma máquina de lavar louças com uma pessoa executando o mesmo serviço, a diferença também fica evidente. Em um ciclo de 60 segundos, a máquina lava 18 pratos e utiliza três litros de água. Nesse mesmo período, uma pessoa lava 12 pratos com 12 litros de água. Ou seja, a máquina entrega 50% a mais de produção, com redução de 75% no consumo de água.
Nas lavadoras de piso, a estimativa de redução do uso de água fica em torno de 60%. E ainda tem a questão da ergonomia, que é uma pauta importante. Muitas pessoas acabam afastadas de suas atividades por causa de dores musculares e outras questões que derivam da ergonomia. Temos essa preocupação em relação aos equipamentos que vendemos, pois tudo isso também se torna um problema para as empresas.
A atenção à qualidade dos insumos aumenta a competitividade das empresas?
Sim, desde que se busque os produtos com melhor custo-benefício, ou seja, com rendimento e resultado que compensem o investimento. Nós trabalhamos com esse cuidado. Temos, por exemplo, um desinfetante concentrado, de cinco litros, que rende 1.275 litros. O custo fica em torno de R$ 0,20 ou R$ 0,25 por uso, enquanto o produto pronto na prateleira custa cerca de R$ 3.
Essa concentração alta também torna o processo mais sustentável. Com uma bombona de cinco litros eu consigo todo esse rendimento, tirando 255 embalagens plásticas do meio ambiente. Também reduz-se a utilização de água, pois indicamos o produto e a dosagem certos para cada equipamento.
Que outros cuidados com o meio ambiente a HD Distribuidora mantém?
Todos os produtos químicos com que trabalhamos são registrados e autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Não trabalhamos com nada que o cliente não possa ter acesso a todos os laudos possíveis. Vendemos segurança.
Também trabalhamos com todos os registros específicos para a área hospitalar. Mesmo que haja outro produto mais barato e com a mesma formulação, se não for homologado para aquele uso específico, não vamos indicar.
Na prática, como tudo isso se traduz em um processo mais limpo?
A utilização de produtos concentrados, por si só, é um indicativo. Normalmente, em uma bombona se tem grande quantidade de água e baixa quantidade de ingrediente ativo. No concentrado, é o contrário.
Quais as tendências do segmento de mecanização dos serviços de higiene e limpeza?
A parte de lavanderia de autosserviço vem crescendo muito. Nesses casos, a demanda é por produtos super concentrados. Somos distribuidores das marcas OMO e Comfort no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, os dois Estados onde atuamos com logística própria.
Além disso, vendemos todos os nossos produtos online, para todo o Brasil. Como parceiros da Unilever PRO, sabemos que até o fim do ano serão lançados novos produtos exclusivos para empresas, que sequer chegam às gôndolas de supermercados.
Quanto à mecanização, o foco é a modernização dos equipamentos para reduzir justamente o consumo de água e energia. Junho de 2024 foi o nosso mês de maior venda de equipamentos dos últimos cinco anos.
Para o segundo semestre, estamos planejando uma série de lançamentos. Uma nova linha própria de papéis descartáveis, com novo fabricante, será apresentada ao mercado nacional. Também está prevista nossa participação em feiras e eventos de grande porte, não só nos dois Estados onde estamos fisicamente, como também em São Paulo.