Mais uma vez, Miguel Paludo terá a chance de mostrar seu talento nas pistas do Brasil e dos Estados Unidos. Campeão da Porsche Cup brasileira na categoria sprint, o gaúcho nascido em Nova Petrópolis acertou a disputa de três etapas da Nascar na temporada 2022. Ele estará a bordo de um dos carros da equipe JR Motorsports, liderada por Dale Earnhardt Jr, resultado do seu bom desempenho nas provas que disputou pela escuderia em 2021.
Paludo estará a bordo do Chevy Camaro 8 nas etapas de Austin, em março, Road America, em junho, e no circuito misto de Indianápolis, em julho. Em meio a isso, vai defender o título da Porsche nos autódromos do Brasil — é o atual campeão da categoria e já faturou o título sete vezes.
— O trabalho feito neste ano foi extremamente importante pra conseguir esta vaga. Uma equipe da Nascar geralmente tem três carros, e desta vez a JRM vai correr com quatro carros fixos e um quinto pra algumas etapas. Os resultados e a nossa experiência em 2021 ajudaram a garantir essa participação — contou Paludo, ao falar sobre o acerto.
O piloto gaúcho já disputou temporadas completas da Nascar no início da década. Agora, com o foco voltado ao automobilismo brasileiro, ele comemora a oportunidade de encarar os potentes V8 americanos:
— Muita gente na Nascar muda de equipe, tem uma dança das cadeiras bem grande. Eu conhecia várias pessoas, mas sim, eu era o cara novo nos boxes no primeiro dia da última temporada. Ao final das minhas provas, já tinha um entrosamento maior. Agora, conhecendo a equipe, conhecendo o carro, conhecendo as pistas que não conhecia em 2021… tudo deve ser melhor. Entrosamento é tudo na Nascar, e quero usar essa minha experiência para acelerar ainda mais esse processo.
Patrocinado pela Brandt, que o apoia na disputa da Porsche e da Nascar, Paludo destacou como ponto positivo o fato de que, em 2022, haverá mais tempo para treinar e conhecer os detalhes de cada circuito, ao contrário do que houve na última temporada.
— Em 2021, eu só tive 30 minutos de simulador para conhecer as pistas. Esse foi todo meu contato, não pude nem mesmo treinar. Agora, para 2022, teremos treinos, qualifying. e tenho também uma relação maior com a equipe. Tudo o que foi em cima do laço em 2021 será diferente no ano que vem — completou.