
Mais de duas décadas após abrir sua primeira cafeteria, o Grupo Press, de Porto Alegre, terá uma loja fora do Rio Grande do Sul. Através do modelo de franquias, que vem sendo estruturado pela empresa há três anos, o grupo quer chegar a 50 operações até 2026, diz a CEO, Carla Tellini.
A expansão neste modelo se dará com as marcas Press Café e Ô Xiss. Os contratos para as três primeiras lojas já foram assinados. Elas ficarão em shoppings de Porto Alegre, Passo Fundo e da badalada praia catarinense de Balneário Camboriú. Todas inauguram ainda este ano. Será a primeira vez que o grupo terá unidade fora da Capital.
O investimento médio em cada franquia de cafeteria é de R$ 600 mil. Já nas lojas do Ô Xiss, será de R$ 300 mil, com retorno previsto para 24 meses nos dois modelos.
— Quando a pessoa contrata uma franquia, ela não contrata só o produto que está sendo vendido, mas também a expertise e o conhecimento dos franqueadores para saber fazer um negócio de sucesso — disse Carla, em conversa com a reportagem de Zero Hora na primeira loja do Press, que fica no Moinhos Shopping, em Porto Alegre.
Para começar a expansão por franquias, o grupo investiu em uma nova fábrica no ano de 2022. Ela fica no 4º Distrito e foi atingida pela enchente do ano passado, mas equipamentos foram levados para o segundo piso. Lá, são produzidos alimentos servidos nas cafeterias e restaurantes.
— Contando a fábrica e estudos que fizemos, investimos R$ 2,5 milhões para começar a oferecer franquias ao mercado. O retorno do nosso investimento será mais alongado do que para os franqueados — diz Carla.
— Cada loja pode faturar até R$ 5 milhões no ano. Algumas nossas até passam disso. Lembrando que faturamento não é lucro... — lembra a empresária.
Cada loja terá, em média, 15 funcionários. O Grupo Press elaborou vídeos mostrando a montagem dos produtos vendidos nas lojas e diz que fará treinamentos com as equipes. Os insumos virão do centro de distribuição da empresa em Porto Alegre.

Convites
Carla diz que já foi procurada por shoppings de todo o país que têm interesse em levar a marca para seus empreendimentos. Mas ela exige que sejam bons pontos, localizados em espaços de destaque e com metragem de 110 a 140 metros quadrados, pois a arquitetura de cada loja é "diferenciada".
— Só não estamos maiores porque a gente não quis. Até hoje, nunca saímos fora da nossa cidade, apesar dos convites. O objetivo sempre foi investir na nossa fábrica. Hoje, com uma nova indústria e em uma área maior, nos sentimos preparados para dar este passo. A grande procura vem de pessoas que saíram do Rio Grande do Sul. Eles conhecem o produto, sabem que é bom e já tiveram contato com as nossas lojas — diz Carla.
— Em São Paulo, por exemplo, só vamos assinar quando fechar pelo menos com quatro franqueados. Vamos assinar em conjunto. Ainda não fizemos nenhum tipo de esforço para divulgar as franquias. O lançamento oficial será na Feira de Franquias (que ocorre nesta semana no BarraShoppingSul) — diz Carla.
Além das cafeterias Press Café e da marca Ô Xiss, o Grupo Press tem os restaurantes Press do Cais, Press da Hilário, Cantina do Press e Bah. Nos planos da empresa, está abrir uma grande loja no Mercado Público de Porto Alegre ainda este ano, um restaurante no Bourbon Carlos Gomes e outro no 4º Distrito.