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Antes mesmo de o Carnaval chegar e com termômetros batendo os 40°C, os ovos de chocolate já estão à venda em Porto Alegre. É possível encontrar o produto característico da Páscoa em supermercados e, até mesmo, lojas de conveniência de postos de gasolina.
A presença dos ovos de chocolate nos corredores dos estabelecimentos chama a atenção pela antecipação em relação à data comemorativa. Em 2025, a Páscoa acontece no dia 20 de abril, ou seja, faltam mais de dois meses para a celebração que estimula o consumo de chocolates.
A escolha de disponibilizar esse tipo de produto de maneira adiantada é vista como uma estratégia de múltiplos objetivos, entre eles o de prolongar a sazonalidade. O diretor comercial de conveniências da SIM Rede de Postos, Igor Medeiros, detalha os motivos por trás da decisão de já oferecer ovos de chocolate aos consumidores:
— Além de estabelecer um vínculo com o cliente, reforçando a proximidade com a marca, o movimento visa incentivar o desejo de compra, aproveitar a sazonalidade prolongada e facilitar a compra por conveniência, principalmente para os clientes que desejam adiantar-se para garantir a aquisição das marcas mais desejadas.
Dentre as redes de supermercados de Porto Alegre, até o momento, o produto foi encontrado somente em unidades do Grupo Zaffari, que não quis se pronunciar sobre o assunto. Outras redes, como Asun e Bistek, informaram que os ovos de chocolate ainda não estão expostos. Nas lojas da Bistek, os produtos devem ser disponibilizados somente depois do Carnaval.
Os preços dos ovos de chocolate que já estão à venda na capital gaúcha variam de R$ 69,90, em 190 gramas, até R$ 97,80, em um produto com 150 gramas. Já é possível encontrar opções de diferentes marcas, como Ferrero, Nestlé e Lacta.
Cada vez mais comum
Para o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, a estratégia comercial varia de acordo com o público e estrutura física de cada empresa. Ele explica que é preciso ter infraestrutura adequada, seja em relação à climatização, para a conservação do produto, seja espaço físico, para expor sem afetar a comercialização dos demais.
— Essa antecipação já vem ocorrendo também em outras datas festivas. Certamente há uma venda por impulso, com a antecipação da exposição, mas a conta a ser feita é se esta venda compensa o espaço retirado de outros produtos na gôndola — comenta o presidente.
Longo relata que a venda antecipada de produtos sazonais tem se tornado cada vez mais comum entre os supermercados.
— Os espumantes, os panetones e outros produtos já deixaram de ser produtos de uma data só, por exemplo. É uma cultura que vai sendo quebrada e que tem cada vez mais adeptos — afirma Longo.