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Um erro do Citigroup fez um cliente receber uma transferência de US$ 81 trilhões (o equivalente a R$ 471,5 trilhões), em vez de apenas US$ 280 (R$ 1,6 mil), valor originalmente previsto para a transação.
O erro ocorreu em abril de 2024 e passou despercebido por um funcionário de pagamentos e um oficial que faziam a verificação. O engano só foi detectado 90 minutos após transferência.
A transferência teria ocorrido devido a um equívoco de entrada de valor e por uma interface "confusa", disseram fontes próximas ao incidente à Folha de São Paulo.
Esse episódio faz parte de uma série de falhas que ocorreram ao longo de 2024 no Citi. O banco registrou 10 "quase erros" — incidentes em que valores incorretos foram processados, mas os fundos foram recuperados. Já em 2023, foram 13.
Transação
Quando a transação foi iniciada, o sistema de pagamento não alertou o responsável, pois o campo de valor estava preenchido automaticamente com 15 zeros, o que não foi corrigido antes da execução.
O pagamento só foi liberado após a intervenção de um terceiro funcionário, que percebeu a discrepância entre os saldos das contas do banco e alertou sobre o erro.
A reversão da transferência, no entanto, aconteceu várias horas depois. Em comunicado, o banco ressaltou que seus controles de detecção rapidamente identificaram o erro e que o incidente não causou prejuízos.
"Embora não tenha havido impacto para o banco ou nosso cliente, o episódio ressalta nossos esforços contínuos para eliminar processos manuais e automatizar controles", destacou o banco em nota.