A RGE vai expandir um programa que permite aos clientes ficar até dois meses sem pagar conta da luz. Quem tem gasto inferior a R$ 70 não terá que quitar o débito no mês: o pagamento será feito no período seguinte, quando atingir esse mínimo. Hoje, isso já ocorre para quem gasta menos de R$ 40, e a empresa calcula que, com a elevação, a medida vai atingir cerca de 410 mil consumidores no Rio Grande do Sul — atualmente, são 160 mil.
Segundo a empresa, os clientes receberão uma conta sem código de barras e sem código do Pix para pagamento, indicando que o valor ficará acumulado para o próximo mês, sem multa ou juros.
Hoje, cerca de 600 mil clientes, entre todas as distribuidoras do grupo CPFL Energia, já usufruem do Conta Mínima. Com o aumento do valor mínimo de R$ 40 para R$ 70, estima-se que outras 1,2 milhão de pessoas passarão a utilizar o serviço, podendo alcançar mais de 1,7 milhão de consumidores em toda a área de concessão.
O diretor comercial da CPFL Energia, Rafael Lazaretti, afirma que a intenção é ajudar na organização financeira das famílias, contribuindo durante o período de pandemia.
— O Conta Mínima deverá ser muito útil para os clientes que consumirem pouco ou ficarão fora da residência durante boa parte do mês, já que não precisarão se preocupar com aquela despesa imediata. Além da questão financeira, o Conta Mínima faz com que o cliente não precise de deslocar a um banco ou casa lotérica para efetuar o pagamento, se mantendo seguro em casa — destaca.
Como funciona o benefício
- Tem direito automático ao Conta Mínima os clientes que no primeiro mês registrarem um consumo de até R$ 70
- Eles receberão automaticamente uma conta sem código de barras, que serve apenas como um demonstrativo do valor atingido
- No mês seguinte, caso a soma da fatura anterior e da atual tenha atingido R$ 70 ou mais, será emitida uma conta normal, com todas as informações e dados necessários para o pagamento
- Nesse caso, por ser uma facilidade oferecida pela distribuidora, não serão cobrados multas ou acréscimos. No máximo, duas contas podem ser acumuladas e, no terceiro mês, a conta deverá ser paga, independentemente do valor
- O benefício não vale para quem está enquadrado na Tarifa Social, clientes do Poder Público, serviços públicos e de iluminação pública e aqueles que tiverem em suas contas de energia cobranças de serviços de terceiros
- Se o cliente preferir não aderir à Conta Mínima, poderá solicitar o seu cancelamento pelo site da companhia ou por meio do aplicativo CPFL Energia, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis. Basta procurar pela função Minha Conta e depois Conta Mínima
- A empresa também disponibiliza o atendimento telefônico pelo 0800
- 970 0900Todos os canais são gratuitos e funcionam 24 horas por dia, em todos os dias da semana. Para mais informações sobre o Conta Mínima, acesse este site