Conversar uma hora com Rony Meisler carrega as baterias por uma semana. Aos 34 anos, o carioca é um dos donos da marca de roupas masculina Reserva, que abriu sua primeira loja em Porto Alegre, no BarraShoppingSul.
Rony veio inaugurar no dia seguinte ao temporal que atingiu a cidade na última quarta-feira. Cancelou ao ver os estragos. Formado em Engenharia de Produção, trabalhava na Accenture. Foi brincar com moda e, em nove anos, tem quase mil funcionários e 50 lojas. Veja alguns pontos da entrevista com o empresário:
Demanda ou demência
O "bicho do empreendedorismo", como ele chama, nasceu de uma piada. No final de 2005, ele malhava em uma academia no Rio e viu cinco homens com a mesma bermuda.
- Estava com amigos e dissemos que ou era problema de demanda ou demência generalizada - conta, chamando aquele de seu "Dia D".
Sem entender de moda ou varejo, tentou encomendar a um fornecedor. Foi mandado embora, voltou, optou pela versão em inglês de um álbum de Gabriel, o Pensador (Be yourself, but not the same) para estampar.
Não fede nem cheira
Entre o episódio das bermudas e a primeira loja, em setembro de 2006, passou-se cerca de um ano. Na hora de definir a marca, a escolha foi pelo nome da praia carioca entre Barra e Recreio, frequentada pelo empresário e amigos.
- Alguém falou: 'Vai dar Reserva amanhã'. Na hora, alguém sugeriu que fosse a marca. A reação foi um "ééé" indiferente. Era essa. Gosto do que não fede nem cheira - explica.
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Mascote do lixo
A história da ave que "assina" as roupas nasceu num ateliê de design, mas o símbolo foi recuperado do lixo. Quando Rony não se animou com as propostas apresentadas, perguntou sobre as que haviam sido rejeitadas. A designer trouxe o lixo e, no topo, estava o desenho de um tipo de pica-pau.
-É pré-histórico, chamado upupo.
Limões & limonadas
Em 2010, depois a invasão do Complexo do Alemão, um dos presos apareceu na TV usando uma camiseta com pica-pau da Reserva. Rony, que havia feito contatos iniciais com o Grupo Cultural AfroReggae, esperou que o jovem cumprisse os nove meses de pena e retomasse a vida, com ajuda da ONG. Virou o rosto do projeto social da marca, AR. Em 2013, uma loja nos Jardins, em São Paulo, teve a vitrine quebrada por uma pedra e assaltada - duas vezes. Rony fez uma promoção usando o vídeo da câmera de segurança (abaixo). E brinca:
- Se quisessem nos cobrar direito de imagem, teriam de nos procurar.
Tesão na crise
Disposto a abrir duas lojas em Porto Alegre, Rony diz ter "tesão na crise". Tem dado palestras com o título "Crise o KCT". Admite estar em um segmento mais protegido - de homens com renda maior - e projeta crescimento 12% neste ano, sem descontar a inflação. Critica o que considera "obsessão pela crise":
- Quanto mais falam, pior fica. É a chance de ter pontos mais baratos.
Processos próprios
Ao contratar, fez o seguinte perfil: "Pessoas com quem queira jantar três vezes na semana". Entrevistou 150, selecionou cinco. A partir de um caderno na primeira loja, criou a Experiência Reserva, ideias para aumentar as vendas. O RH da empresa se chama Fontes Humanas - "não são recursos", diz.