
Deflagrada no final de janeiro, a greve de servidores dos Correios já superou os 30 dias de duração. Após falharem em chegar a um acordo em audiência realizada na semana passada, a empresa e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos (Fentect) aguardam que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) marque a data da audiência que julgará o mérito da mobilização.
Neste sábado, os Correios do Rio Grande do Sul realizaram um mutirão de entregas com o objetivo de diminuir o número de 1,8 milhão de correspondências que estavam nas unidades onde há paralisação parcial de carteiros. Participaram da ação 915 trabalhadores das áreas de operação, atendimento e administrativa que conseguiram entregar 771 mil correspondências.
Além do acúmulo, a paralisação está afetando a rotina em alguns setores. Para comerciantes, por exemplo, o principal problema é no e-commerce. Com o serviço de entregas prejudicado, lojistas se veem obrigados a buscar métodos alternativos - como contratar transportadoras para garantir que os consumidores recebam os produtos
No caso de Tarcisio Pires Morais, diretor da loja especializada em fechaduras Fechosul Macosul, em Porto Alegre, a entrega das produtos comprados na internet não foi afetada, mas mesmo assim ele precisou fazer uma adaptação para contornar atrasos causados pela paralisação:
- Nós estamos enviando o boleto para o pagamento de parcelas junto com a mercadoria, ou imprimimos na hora da compra. Antes nós enviávamos apenas depois - conta. O que era uma solução emergencial, no entanto, pode virar rotina no negócio do lojista. - Adotamos isso para agora, durante a greve, mas acho que iremos manter depois.
O principal problema enfrentado por consumidores é o atraso na entrega de contas, especialmente no início do mês. O Procon alerta que, mesmo com a greve, não se deve deixar de quitar as faturas e as pessoas devem buscar meios alternativos para realizar o pagamento (veja as dicas abaixo).
Preste atenção!
Consumidores devem ficar atentos para não atrasar o pagamento de contas. Veja outras opções para quitar as faturas:
>Entrar no site do fornecedor do serviço (luz, água, telefonia) e emitir uma segunda via do boleto.
>Em alguns casos, é possível efetuar o pagamento de contas pelo serviços de banco online ou em unidades lotéricas.
>Pedir ao banco e à empresa para que o pagamento seja descontado diretamente, por meio do serviço de débito em conta.
>As operadoras de telefonia também disponibilizam serviços de atendimento por telefone no qual o cliente pode requisitar uma nova via da conta. Veja os números abaixo.
Vivo: *8486
Claro: 1052
TIM: *144 (móvel) e 1056 (fixo)
Oi: *144 (móvel) e 10314 (fixo)