
Não há nada mais poderoso do que uma piada, daquelas ousadas, mas sem ofender, para identificar a marca de um produto, aumentar a legião de consumidores e turbinar as vendas. Esta é uma das contribuições que o canal Porta dos Fundos trará para a 10ª Semana ARP da Comunicação, que se inicia em Porto Alegre na segunda-feira.
Criado há pouco mais de um ano, o Porta dos Fundos lança dois esquetes por semana, atrevendo-se num humor de impacto, mas que não agride. São chamados de vídeos virais, porque contaminam milhares de seguidores em poucas horas, espalhando riso e diversão.
Em entrevista a ZH, um dos cinco fundadores do grupo Porta dos Fundos, Gregório Duvivier, ressalta que o segredo é manter a empresa sob o controle do núcleo criativo.
- Não há liberdade sem humor - diz Duvivier, poeta e ator de teatro.
O fenômeno Porta dos Fundos é bem-vindo. O publicitário e diretor de comerciais Beto Callage diz que a propaganda se utiliza dessas novas formas de expressão, produzidas num meio diferente e com alta dose de humor.
- É uma nova linguagem, num país que valoriza o humor - destaca Callage.
Diretor da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), Celso Chittolina observa que o maior benefício do Porta dos Fundos foi ter acontecido pela internet, totalmente fora das mídias convencionais. Publicitário e fotógrafo, chama a atenção para o fato de a própria mídia tradicional usar os personagens dos vídeos virais na TV.
- O que mais impressiona é a fórmula deles de fazer propaganda - diz.
A qualidade e a regularidade dos vídeos do grupo são elogiadas. Professor de Comunicação, Publicidade e Cinema na PUCRS, Roberto Tietzmann diz que a performance é incomum. Também nota o acerto do que chama de "convergência de talentos", na criação do roteiro e do formato dos esquetes.
- Utilizam um humor mais ousado, mas souberam encontrar o equilíbrio. É um humor que choca, mas não chega a ser ofensivo - analisa Tietzmann.
Entrevista: Gregório Duvivier, integrante do grupo Porta dos Fundos
Um dos fundadores do Porta dos Fundos, Gregório Duvivier fará palestra na Semana ARP da Comunicação, ao lado do colega Fábio Porchat. Em entrevista por e-mail, o ator, poeta e roteirista falou sobre o sucesso na internet.
Qual é o segredo do grupo Porta dos Fundos?
Acho que o diferencial fundamental para o sucesso é o fato de que o controle da empresa está nas mãos do criativo. Somos cinco sócios, todos atores, roteiristas ou diretores. Não temos de pedir aprovação para ninguém e seguimos nosso próprio critério. E nossos critérios são artísticos e humorísticos. Não são financeiros ou jurídicos. Isso muda tudo.
Como foi alcançar mais de 1 milhão de inscritos tão rapidamente no canal do YouTube?
A marca, se não me engano, foi atingida com poucos meses de Porta dos Fundos. Hoje já estamos com 6 milhões. É um recorde no YouTube mundial. Somos o canal que cresceu mais rápido em todo o mundo.
Qual a contribuição do Porta dos Fundos à propaganda?
Lembro constantemente às marcas sobre o poder do humor. Não há nada que comunique tanto, e que gere tanta identificação e fidelidade com o produto, quanto uma piada. E lembra também de que não há humor sem liberdade.
Programe-se
Quando: 18 a 23 de novembro
Onde: no Sheraton Hotel, no Constantino Café e na Casa NTX, na Capital
Informações: www.arpnet.com.br