Sempre que chega ao estádio Olímpico, Minwer Daqawiya saca do bolso seu celular com acesso à internet, acessa o Foursquare e diz: cheguei. Quando vai ao Beira-Rio, o designer colorado Aislan Polla faz o mesmo.
No jargão da rede social, isso se chama "dar um check-in", e você provavelmente vai ouvir essa expressão cada vez mais. O Foursquare vem sendo apontado como a próxima onda em redes sociais na internet por analistas impressionados com o crescimento de 3.400% em 2010, quando chegou a 6 milhões de usuários no mundo.
Diferentemente do Facebook ou do Twitter, o Foursquare só tem graça pelo celular. Quando Minwer ou Aislan dão check-in nos locais em que chegam, na tela do celular aparecem os ícones dos amigos que estão por perto, as dicas deixadas por quem já foi ali antes e quais outros serviços - bares, restaurantes, hospitais - estão disponíveis nas redondezas.
* luca.rossi@zerohora.com.br
rodrigo.muzell@zerohora.com.br
>>>Leia a reportagem completa na edição de Zero Hora deste sábado
