As três principais empresas aéreas brasileiras flexibilizaram as regras para uso e vencimento de pontos acumulados em seus programas de milhagem. Com o cancelamento maciço de voos domésticos e internacionais e as restrições mundiais ao turismo em razão da pandemia do coronavírus, Latam, Azul e Gol ampliaram o prazo de vencimento de pontos que expirariam em breve e renovaram a validade dos que haviam sido usados para adquirir passagens que foram canceladas ou remarcadas.
A Latam anunciou flexibilização nas regras de seu programa de fidelidade, o Latam Pass. Pontos expirados entre os meses de março e maio de 2020 foram postergados por mais 90 dias. Ou seja, clientes que tiveram seus pontos vencidos no mês de março poderão usá-los até junho, e assim sucessivamente.
Quem precisou remarcar uma viagem com a Latam ou teve um voo cancelado, esses pontos, se vencidos, se estendem por mais seis meses. A aérea também anunciou a diminuição dos pontos necessários em 30% para chegar a cada uma das categorias, condição válida até 31 de dezembro de 2020. Detalhes sobre as mudanças podem ser obtidos no site do programa, preenchendo as informações de login e senha e selecionando o extrato de pontos.
Já a Azul postergou o vencimento dos pontos de seu programa de fidelidade TudoAzul. Os clientes terão até 29 de setembro para utilizar créditos que anteriormente estavam programados para expirar entre abril e setembro deste ano. Além disso, o programa de vantagens também irá estender o tempo de permanência nas categorias atuais até o fim de 2021, independentemente de o vencimento ocorrer antes.
Conforme a Azul, todos clientes estão sendo comunicados sobre as alterações por e-mail. Em paralelo, o TudoAzul disponibilizou uma página onde todas as informações ficarão disponíveis para a consulta.
Por fim, o programa Smiles, que é válido para os clientes da Gol, o prazo de validade de milhas bônus passou de seis para 12 meses. Esses são pontos promocionais, acumulados em ações especiais como transferência de cartão, compra de milhas, reativação de milhas, transferência entre contas. Para os clientes que possuem passagens nacionais ou internacionais emitidas pela Smiles e operadas pela Gol com embarque até 30 de setembro de 2020, a empresa oferece o cancelamento sem custos e com retorno das milhas.
Já se o viajante for informado que o seu voo foi cancelado, também pode solicitar de volta as milhas utilizadas na hora da aquisição das passagens, sem custos. Por fim, caso as milhas que foram utilizadas na hora da compra tenham expirado, a Smiles reativa os pontos e dá mais seis meses de validade. Estas solicitações e mais informações sobre as condições especiais durante o período de pandemia podem ser obtidos via site, aplicativo ou Central de Atendimento, informa a empresa.