É tempo de Black Friday. A data que conquistou os brasileiros vem ganhando força a cada edição e se consolidando como uma das maiores liquidações do Brasil. Em 2018, movimentou mais de R$ 2,6 bilhões no país. Segundo informações de pesquisas do Google, estima-se que o número de consumidores que devem fazer sua primeira compra online na Black Friday de 2019 é de mais de 8 milhões. A data se tornou uma nova porta de entrada para novos consumidores. Portanto, mostra-se um momento propício para comprar e vender.
Nas edições anteriores, as categorias de produtos mais procuradas pelos consumidores foram: Moda e Beleza, Eletrodomésticos e Smartphones. Com uma variedade de opções, lojas que trabalhavam com alguma dessas categorias tinham maiores chances de resultados positivos durante a promoção. Já para 2019, as expectativas são de que 87% das pessoas pretendem comprar em mais de uma categoria de produtos nesta Black Friday – projeção da pesquisa realizada com os consumidores pelo Google.
Além das categorias mais procuradas já citadas, como smartphone, outras tiveram crescimento de intenção de compra (2019 x 2018):
- Veículos (300%)
- Plano de celular (250%)
- Serviços financeiros (200%)
- Imóveis (200%)
- Bebida não-alcoólica (200%)
- Alimentos (150%)
- Cursos (133%)
A média de gastos dos consumidores na Black Friday 2019
Os adeptos da data esperam gastar, em média, o valor de R$ 1330,00 nesta edição. Logo, percebe-se o poder da data e o quanto as pessoas se planejam para as compras da famosa sexta-feira. E com o aumento da intenção de compra entre as categorias de produtos e serviços, há grandes oportunidades do brasileiro fechar ótimos negócios e até antecipar o Natal.
As buscas na internet crescem
Palavras como “promoção de hoje” ou “ofertas”, acompanhadas do nome de uma loja, cresceram 74 vezes no Google. Ainda conforme o Google, 76% dos consumidores sabem que a Black Friday é mais do que apenas quinta e sexta-feira. Então, ainda há tempo de comprar com mais tranquilidade e achar a melhor oferta. Ainda segundo a gigante de buscas, 8 em cada 10 pessoas acreditam que pela internet não existe horário comercial.
Quanto mais benefícios, melhor
Uma das formas que as marcas entendem como a mais eficiente é oferecendo benefícios junto à compra para os seus clientes, tais como:
- Condições de pagamento/Parcelamentos especiais
- Cupons de desconto
- Retirada em loja para compras online
- Cashback
- Serviços de assinatura
- Pontos de programa de fidelidade
A data oficial da Black Friday é nesta sexta-feira, dia 29 de novembro. De olho nos consumidores que buscarão efetuar mais de uma compra, a Claro se oferece para facilitar o trabalho. A marca reuniu promoções no estilo "pague 1, leve 2" para a ocasião! Confira: