A moda gaúcha está cheia de novidades para o verão. Selecionamos sete marcas que acabaram de lançar coleções súper originais, para você ficar por dentro do que está sendo feito por aqui - e incluir novas peças nos seus looks. Confira:
Monjuá
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A Monjuá, antiga 3Passos, uma das redes de varejo mais antigas do Estado, estreia uma coleção autoral cheia de significado, a Vy’apa (felicidade), criada em parceria com as aldeias Mbyá Guarani, de Barra do Ribeiro, no interior do Estado. As peças trazem desenhos que representam a cultura e as tradições indígenas. Além disso, as próprias aldeias serviram de cenário e alguns de seus integrantes são os protagonistas da campanha de divulgação que apresenta a Vy'apa.
Para a condução do projeto, a Monjuá buscou no diálogo e na observação da legislação os fundamentos da parceria com as aldeias, com a construção participativa das ideias, das ilustrações e dos tipos de produtos.
"Tudo foi pensado em conjunto com os representantes das aldeias envolvidas", detalha Cleber Oliveira, consultor indigenista que acompanhou todo processo.
O mesmo vale para o trabalho dos modelos que figuram nas peças de divulgação.
"É uma construção muito importante para nós, conseguimos pensar junto e esperamos que seja um sucesso para todos e para o povo guarani", destaca Gerônimo Franco, representante da aldeia Guapoy (Figueira).
A maioria das peças da coleção, que inclui camisetas, um modelo de calça wide leg e três vestidos, é feita em algodão e o processo de fabricação privilegia a sustentabilidade em todas as etapas.
Alem
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Um delicioso toque de subversão e uma sofisticada elegância estão na essência da Alem, que estreia sua segunda coleção, Devaneio. Criada em maio deste ano pela estilista Melissa Assis, a Alem foca na construção das peças, explorando formas, volumes e acabamentos artesanais, em um exercício das habilidades da criadora do selo, formada em design de moda e especialista em modelagem.
“Aprendi a costurar com a minha avó aos cinco anos e desde então me apaixonei pelo mundo dos tecidos, agulhas e botões e todas as suas possibilidades. Gosto de colocar a mão na massa em todas as etapas do desenvolvimento e esse envolvimento e o conhecimento em modelagem são fundamentais no meu processo criativo e no resultado de tudo que é feito na Alem”, comenta a designer.
Nesta segunda coleção, seguindo a identidade da marca que fica bem clara desde as primeiras peças, a Alem traz modelagens amplas, babados, detalhes românticos e cores vibrantes como tons de rosa, verde e vermelho em harmonia com off white, azul marinho e preto. Tudo é chique, com um toque surreal, audacioso, debochado. Um bom exemplo é o cinto com duas mãos enlaçadas que já nasceu como ícone que acompanha todas as coleções, com variações de cores e materiais, comprovando um desejo por peças colecionáveis que vão além de qualquer tendência.
Hinerasky
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A Hinerasky, grife gaúcha que estreou em abril com foco no feito à mão de tricô e em peças-chave que traduzem um jeito de vestir elegante que não tem prazo de validade, diversifica o repertório neste verão com uma coleção cápsula leve e sofisticada. Seguindo o propósito da criadora, Daniela Hinerasky, a grife traz a coleção Bem-Me-Quer, com alguns formatos e modelagens singulares de peças atemporais.
Vestido Callas, Amor Perfeito e Mal-me-quer estão entre os destaques da coleção, que valoriza o artesanal. As peças têm uma modelagem tranquila, que celebra o conforto e contorna as curvas femininas com requinte, leveza, paciência, palavra que faz todo o sentido nesta marca de produção limitadíssima feita exclusivamente por mulheres, valorizando o fazer feminino.
Allmma Brand
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A Allmma Brand, marca de Caxias do Sul com produção 100% local, apresenta a segunda fase da sua coleção de estreia, Florescer. Com a primeira parte da linha lançada em setembro, a grife reforça o compromisso de produzir roupas com design autoral que respeitem o ciclo de produção consciente. Priorizando matérias-primas nacionais, a label, fundada há dois anos pelas empreendedoras Daiane da Costa, Edilaine da Costa Casagrande e Hellen Telles, traz peças com foco em alfaiataria interpretada de um jeito leve, fresco, contemporâneo. Os modelos mais desejados da marca, mantendo a proposta de sequência da coleção e de atemporalidade, ganham quatro novas cores: preto, verde cidra, verde folhagem e laranja.
Outra novidade são os tricôs, pensados para formar looks com as peças de alfaiataria. Como uma marca que preza por matérias-primas baseadas em qualidade, impacto socioambiental e transparência, os tricôs foram produzidos por uma fábrica gaúcha que trabalha com o sistema 100% fully faction, ou seja, confecciona os tricôs sem corte – técnica que reduz o desperdício de materiais e resíduos têxteis decorrentes do corte e modelagem.
Vinci Shoes
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Boa notícia para noivas que querem fugir dos pés torturados por saltos desconfortáveis em um momento tão marcante. A Vinci Shoes, especializada em flats desde 2013, conduziu o estilo cheio de bossa de suas criações para uma linha dedicada às noivas. A Say Yes traz três opções de flats para noivas que buscam o modelo perfeito, unindo estilo, elegância e conforto. Sabendo o quanto o sapato é um acessório fundamental para um look de casamento, já que pode trazer um elemento extra de estilo e ainda influenciar muito no conforto e no bem-estar, a Vinci caprichou nas criações, garantindo a elegância primordial para a ocasião. A Say Yes promete ser a parceria perfeita durante toda a festa, da igreja à pista de dança, fazendo com que a noiva curta cada minuto da celebração linda e extremamente confortável. Além de flats, os sapatos ainda são produzidos com materiais nobres e de maneira artesanal, com um cuidado único em cada par. Os modelos possuem interior em couro, que absorve a transpiração, mantendo os pés sempre secos.
Justa Trama
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Prestes a completar 17 anos, a Justa Trama, cooperativa que comercializa produtos feitos a partir de algodão agroecológico, lança duas novidades no Estado: peças com bordados feitos à mão e uma linha de tricô. A iniciativa é reconhecida como referência em economia solidária no Brasil e internacionalmente, atuando em cinco regiões do país. A fundadora da Justa Trama, Nelsa Nespolo, conta que a cooperativa começou a produzir cordão com restos de fios de tecelagem, promovendo um curso com as mulheres da comunidade do bairro Sarandi, em Porto Alegre. Hoje, são cincos mulheres criando as primeiras peças de tricô, como coletes, regatas, saídas de praia, blusas, chapéus e bolsas. As peças com bordados à mão serão lançadas em 2022. A linha completa da cooperativa inclui calças, moletons, camisetas, vestidos, tops, lençóis, brinquedos infantis e jogos pedagógicos.
“A nossa intenção é sensibilizar as pessoas para o consumo consciente, comprando produtos que preservam o planeta”, comenta Nelsa.
Na Capital, a cooperativa é composta por 23 mulheres, que atuam no corte, costura, bordados, serigrafia, tingimento, controle de estoque. Mas a cadeia completa é formada por homens e mulheres, agricultores, coletores de sementes, fiadoras, tecedores e costureiras que trabalham nos preceitos da sustentabilidade e comércio justo.
Wendyel Borin
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Uma designer sempre em busca de experimentações, com um trabalho autoral que se revela singular, criativo. Wendyel Borin atua no conceito de upcycling, desconstruindo e reconstruindo peças de alfaiataria com um estilo preciso e instigante. Nesta temporada, simplifica suas linhas em uma peça que é essência do closet contemporâneo e que traduz sua essência minimalista, a camiseta, no que ela nomina de Ordinary Manifests – deixe a arte florescer por entre a bagunça cotidiana (como resistir?). A peça é produzida em algodão 100% agroecológico pelas mulheres da Univens, junto à cooperativa Justa Trama.