Com a retomada gradual das atividades e dos estabelecimentos, vamos nos adaptando aos poucos e buscando alternativas para encarar o cenário em que estamos. Ao mesmo tempo em que sentimos falta de sentar em uma mesa de bar, comer e beber com os amigos, temos que lidar com o receio de um possível contágio. Sentimos falta do nosso garçom favorito do restaurante que íamos toda semana, mas, por outro lado, os aplicativos de delivery entregam a refeição em casa.
Quando não tivermos mais risco de contágio, alguns hábitos que criamos ao longo desse isolamento social não vamos abandonar, como por exemplo, a compra online de vinhos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), as compras online cresceram 61% durante a quarentena. Além disso, 79% compraram comida ou bebida para receber em casa. A pesquisa ainda aponta que, de 92% dos entrevistados que realizaram compras online, 8% compraram pela primeira vez na internet nesse período.
No mundo dos vinhos não foi diferente, segundo a coluna da Juliana Ventura na Forbes Brasil, a Evino, e-commerce de vinhos, apresentou um aumento de 19% nas vendas e de 30% nas compras realizadas por novos clientes.
Isso vai de encontro a nossa pesquisa, realizada junto com o Cappra Institute Data Science. A partir de março deste ano, a busca por clubes de vinhos cresceu mais de 50% nos sites de pesquisas. As compras online vieram para ficar e, além da facilidade, temos como comparar os preços, com várias telas abertas podemos fazer uma especulação dos valores e buscar o maior custo-benefício, considerando o valor do frete de cada loja virtual.
Vale ressaltar também que as pessoas vão dar muito mais valor ao seu dinheiro, visto que estamos passando por um período de instabilidade econômica. Com a alta do dólar, a curto prazo vamos ter um aumento de consumo dos vinhos nacionais, os preços ficarão competitivos e a cultura do "compre local" vai perpetuar por um longo tempo ainda.
Após esse período de pandemia, a preocupação com a saúde e bem-estar só vai intensificar e, por isso, o consumo de álcool tende a baixar, visto que, muitas vezes, ele é ligado à obesidade e, por isso, não é de hoje que o percentual alcoólico dos vinhos vem baixando. As pessoas vão continuar consumindo, é claro, mas vinhos mais leves, mais frutados e jovens. Aquela velha premissa de olhar a quantidade de álcool que tem no vinho para saber se ele é bom ou ruim, cai por terra.
O mundo mudou, nós mudamos e, consequentemente, o consumo mudou.
Para quem quiser seguir a tendência e continuar comprando online, deixamos aqui alguns links para fazer o comparativos de preço e manter o estoque de vinhos sempre em dia:
CAVES DO BRASIL
Site: cavesdobrasil.com.br
MEU VINHO
Site: meuvinho.com.br
VINHOS E SABORES
Site: vinhosesabores.com.br
VINHO FÁCIL
Site: vinhofacil.com.br
VINHO DE BICICLETA
Site: vinhosdebicicleta.com.br
SONOMA
Site: sonoma.com.br