A consagração de Queer Eye como um dos seriados mais importantes para se debater o universo LGBT e o seu poder de transformação na sociedade veio com a vitória no Emmy em 2018. O seriado da Netflix, que conquistou os prêmios de Melhor Casting, Melhor Edição de Fotografia e Melhor Estrutura (na subcategoria de reality show), retorna aos holofotes com a chegada da terceira temporada nesta sexta-feira (15), na plataforma de streaming.
Reboot do seriado homônimo de sucesso entre 2003 e 2007, a nova versão de Queer Eye segue a mesma proposta: coloca um grupo de cinco jovens gays para mudar a vida de um homem com problemas. Cada um tem uma especialidade. Bobby Berk cuida da parte de design e arquitetura, Antoni Porowski é responsável por comida e bebidas e Jonathan Van Ness se preocupa com o cabelo e os cuidados com o corpo. O time é completo por Tan France, que renova o guarda-roupa e o visual, e Karamo Brown, que dá verdadeiras aulas sobre autoestima, personalidade e comportamento.
Com este quinteto, Queer Eye agora sai de Atlanta – onde gravou os oito episódios da temporada anterior – para se aventurar em Kansas City, Missouri. A diferença é que, desta vez, os Cinco Fabulosos (como são chamados) também devem ajudar mulheres, inclusive lésbicas, para se encontrarem em suas vidas.
Em entrevista ao site norte-americano E!, Antoni adiantou que a temporada inédita de Queer Eye tende a mostrar a universalidade do seriado:
— As pessoas vão entender um pouco mais claramente que somos todos iguais, nossas lutas são as mesmas, como estarmos diante das nossas famílias para ser melhores amantes, amigos, pais e filhos. Não importa em qual costa ou em qual país você está, tudo é algo com o qual você pode se relacionar.
Aventura no Japão
Além dos oito episódios inéditos em território norte-americano, Queer Eye está preparando uma temporada dos fabulosos no Japão. Esta fase inédita de quatro capítulos, que deve estrear na plataforma de streaming ainda em 2019, é vista como um reflexo do sucesso do quinteto.
— Em apenas um ano desde que lançamos a primeira temporada, o Queer Eye tornou-se um fenômeno global mais uma vez, e os Cinco Fabulosos são verdadeiramente os embaixadores da autoestima, cuidado e compaixão de que o mundo precisa agora mais do que nunca — acredita o criador e produtor executivo da Queer Eye, David Collins, em comunicado oficial da Netflix.
Com 91% de aprovação crítica no site especializado Rotten Tomatoes, que recebe avaliações do mundo todo, Queer Eye já se consagrou como um exemplo de superação e do quanto a causa LGBT precisa ser representada diariamente, transformando a sociedade. O discurso de Antoni, logo após conquistar o Emmy, refletiu exatamente sobre este papel diante de um mundo que precisa lutar contra o preconceito:
— Ao vencer o prêmio, eu apenas pensei nos jovens e adolescentes LGBT que não têm voz, crescem sem visibilidade e sozinhos. Nesse momento, mostramos que tudo o que podemos fazer juntos é uma benção e muda o mundo.