Críticas elogiosas e boa recepção pelos fãs indicam que a A Moon Shaped Pool tem tudo para ser mais um disco do Radiohead marcante para esta época do rock. Mas o que não resta dúvida é que o novo álbum do quinteto inglês já nasce como um sucesso em termos de divulgação. A banda soube usar como poucos sua base de fãs para gerar suspense e engajamento.
Leia também:
Opinião: "Moon Shaped Pool", novo disco do Radiohead, é denso, tenso e belo
Radiohead divulgou novo disco neste domingo
Marisa Monte garimpa 30 anos de canções no novo disco, "Coleção"
A divulgação do disco no domingo foi o ápice de uma expectativa que começou a se formar em janeiro, quando o grupo registrou em seu nome duas novas empresas: a "Dawn Chorus LLP" e a "Dawnnchorus Ltd.". Para quem conhecia com profundidade a história da banda, era o primeiro prenúncio do novo álbum, já que o Radiohead havia feito o mesmo antes do lançamento dos álbuns In Rainbows (2007) e The King of Limbs (2011).
Mais tarde, foi a vez de alguns admiradores receberam em casa uma cartinha com uma estranha mensagem impressa: "Sing The Song of Sixpence That Goes Burn The Witch". Mal sabiam eles que estavam lendo em primeira mão um verso de Burn The Witch, single que saiu na última terça-feira, algumas semanas depois da correspondênica. Um dia antes do clipe, no entanto, o conteúdo de todas as redes sociais do grupo foi apagado.
Mais um peça para o quebra-cabeças veio na sexta-feira. O dia começou com a postagem de um teaser do clipe de Daydreamig. Horas depois, a faixa inédita também foi duvulgada.
Com isso, quando A Moon Shaped Pool finalmente foi postado no domingo, mais de 10 milhões de usuários já haviam conferido os dois singles no YouTube, dando os primeiros passos para serem cativados pelo novo álbum.