Um espaço para descobrir produtos e sabores típicos da estação mais fria do ano. É com essa proposta que o Supermercado Guanabara lança mais uma edição da Feira de Inverno, evento que já faz parte do calendário anual do grupo. Durante o mês de julho, lojas da rede localizadas nas cidades de Pelotas e Rio Grande vão contar com estandes de produtos que compõem a gastronomia invernal, como vinhos, queijos, cafés e embutidos. Os clientes poderão realizar a degustação e receber informações com consultores especializados.
Em paralelo com a feira, o Supermercado Guanabara irá promover cursos de culinária com chefs atuantes em restaurantes locais, valorizando a gastronomia do sul do Estado e promovendo marcas gaúchas, muitas delas afetadas pela enchente de maio. Com a doação de um quilo de alimento não perecível, o cliente garante sua vaga nos cursos, que vão ocorrer aos sábados. As doações serão encaminhadas para a Defesa Civil do Rio Grande do Sul para ajudar as vítimas das chuvas.
– Nossa ideia é trazer um ambiente de feira para dentro das nossas lojas, em que as pessoas possam degustar e contar com apoio de consultores técnicos. Elas também podem utilizar essas informações para decidirem suas compras em nossas lojas – explica Luciano Canteiro, Gerente de marketing do Grupo Guanabara.
A Feira de Inverno Guanabara acontece de 4 a 14 de julho nas lojas Dom Pedro e Domingos Almeida, em Pelotas, e de 18 a 28 de julho nas lojas Shopping, Cassino e Hiper, na cidade de Rio Grande. Além dos chefs, as aulas de culinária também vão contar com dois clientes da rede, que irão dividir suas receitas com os participantes. Ivan Rodrigues e Cristina Busald irão compartilhar as receitas de sopa de cebola clássica e frango xadrez com arroz frito, respectivamente.
Em entrevista, Luciano Canteiro comenta sobre a proposta da feira e a oportunidade de trazer clientes para dividirem seu conhecimento em gastronomia durante o evento. Confira:
Como surgiu a ideia de um clima de feira dentro do Supermercado Guanabara?
Queríamos que esse ambiente típico das feiras livres ou dos grandes eventos do setor, onde há degustação e também acesso a informações sobre os produtos, estivesse nas nossas lojas. Ter a possibilidade de degustar antes de tomar a decisão de compra é o que pretendemos ofertar para os nossos clientes. A Feira de Inverno é uma experiência de compra com degustação.
Paralelo aos estandes, também serão promovidos cursos de culinária com chefs locais e clientes. Como vão funcionar essas aulas?
A feira tem duração de 10 dias em cada uma das cidades em que atuamos, Rio Grande e Pelotas. Nas sextas-feiras e sábados, às 19h, vamos montar um espaço de cursos em uma das lojas participantes. As inscrições ocorrem na própria loja, a partir da doação de um quilo de alimento não-perecível, que serão encaminhados para a Defesa Civil para serem entregues aos atingidos pela enchente. Os cursos irão promover uma interatividade com chefs de cozinha da cidade. A sugestão é que a receita ensinada possa ser repetida pelos alunos em casa. Também iremos contar com dois clientes, Ivan Rodrigues e Cristina Busald, como professores.
Há um movimento em todo o Rio Grande do Sul para valorizar e promover marcas gaúchas. A Feira de Inverno irá contar com empresas da região?
Para a feira acontecer, é preciso apoio de parceiros, que são as empresas que vão demonstrar seus produtos em nossas lojas. Há um custo destas empresas para participarem da Feira de Inverno Guanabara. Comercializamos cotas de participação, pois temos custos com os estandes, com os chefes e outras demandas para a realização do evento. Em virtude dos problemas que tivemos com as enchentes, oferecemos um desconto de 30% nos valores para empresas gaúchas.