
A repercussão internacional da vitória de Ainda Estou Aqui (2024) no Oscar 2025 destacou a superação do longa brasileiro sobre o filme francês Emilia Pérez, que liderava a corrida ao maior prêmio do cinema com 13 indicações.
Ainda Estou Aqui ficou com a estatueta de melhor filme internacional, superando não só Emilia Pérez (França), mas também A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha), A Garota da Agulha (Dinamarca) e Flow (Letônia), que já tinha levado a estatueta de melhor animação no momento do anúncio.
A mídia internacional destacou a surpresa do filme brasileiro superando Emília Pérez, que era considerado o favorito nos primeiros momentos da disputa, mas acabou se envolvendo em diversas polêmicas nas últimas semanas.
Confira a seguir a repercussão do feito brasileiros nos principais portais de notícias do mundo.
Variety
"Para a alegria do Brasil, 'Ainda Estou Aqui' prevaleceu"
O veículo especializado classificou a vitória de Ainda Estou Aqui como "surpresa" em um artigo que apontou os "esnobados e surpresas" do Oscar 2025.
"Dadas as 13 indicações que Emilia Pérez teve sobre as três indicações para Ainda Estou Aqui, parecia estatisticamente provável que o primeiro levasse a estatueta de destaque internacional. Mas, para a alegria do Brasil, Ainda Estou Aqui prevaleceu", apontou a Variety.
The Hollywood Reporter
"Notavelmente, o filme superou o francês"
"O Brasil ganhou o seu primeiro Oscar de longa-metragem internacional por Ainda Estou Aqui, a história de uma família desfeita em meio a uma ditadura. Notavelmente, o filme superou o francês Emilia Pérez, que levou para casa vários Oscars no início da noite", publicou o portal.
The Guardian
"Se beneficiou das dificuldades"
"É provável que Ainda Estou Aqui tenha se beneficiado das dificuldades que afetaram Emilia Pérez — quando as indicações ao Oscar foram anunciadas, este último filme liderou, mas a campanha foi abalada depois de terem sido descobertas mensagens preconceituosas no feed das redes sociais de Karla Sofía Gascón, juntamente com reclamações sobre a representação do México e da sua história", apontou o jornal britânico.
Vanity Fair
"Reviravolta notável"
"Alguns meses atrás, era certo que Emilia Pérez ganharia o prêmio de melhor filme internacional no Oscar 2025. Mas devido a uma reviravolta notável nos acontecimentos desde então, o polêmico rolo compressor da Netflix chegou ao Oscar de domingo como o azarão na categoria — e, na verdade, acabou perdendo para Ainda Estou Aqui, o drama brasileiro dirigido por Walter Salles", destacou a revista.