O 1º Raid de Integração Nacional de 1973 foi promovido por Ford Motor Company Brasil, Embratur, Departamento Nacional de Estadas e Rodagem (DNER) – atual Dnit – e outras entidades. O objetivo era "integrar", por estrada, todos os Estados brasileiros e, de quebra, mostrar a resistência dos veículos fabricados em São Bernardo do Campo, São Paulo. O início da saga foi no sul do Brasil. Os carros escolhidos para participar foram três modelos da montadora daquela década: Maverick, Belina e Corcel. O comandante foi Luís Antônio Greco, o conhecido chefe da equipe de corridas Willys, adquirida em 1968 pela Ford.
A largada ocorreu em 8 de outubro de 1973, na praça central de Chuí, no extremo sul do Estado. De lá, seguiram para Porto Alegre, onde os pilotos entregaram ao governador a mensagem: “O seu país está sendo integrado”. Após, seguiram para Santa Catarina, Paraná, São Paulo, distribuindo a mesma notícia. Isso se repetiu durante toda a viagem, com os três carros indo até Goiânia.
De Goiás, foram para Cuiabá, no Mato Grosso. De lá, até Porto Velho, em Rondônia, e prosseguiram até Rio Branco, no Acre. Os veículos deste comboio foram os primeiros a cruzar a estrada Porto Velho-Manaus. Os aventureiros passaram por uma prova de fogo, pois conheceram estradas em construção, feitas pelo DNER, onde até pouco tempo antes só existiam rios e florestas. A partir do Pará, ainda foram para Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Do Nordeste, desceram ao Espírito Santo, passando pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais. Após 23 dias e 20 mil quilômetros rodados, a caravana chegou a Brasília no dia 31 de outubro, há exatos 46 anos, cumprindo a finalidade de levar a mensagem de integração a todos os Estados brasileiros.
No 1º Raid de Integração Nacional, além da equipe de pilotos, estiveram presentes o repórter gaúcho Ayrton Mitczuck, um cinegrafista e um fotógrafo. Eles registraram toda a epopeia. O roteiro funcionou como foi previsto e os carros não apresentaram problemas significativos, fato este que foi devidamente utilizado pela montadora em suas campanhas publicitárias.
Colaborou Paulo Lava, jornalista e pesquisador de automobilismo