Pesquisa realizada nos 15 principais aeroportos brasileiros mostrou que o Salgado Filho é um dos mais bem avaliados do país em vários quesitos. No levantamento feito pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, o aeroporto porto-alegrense recebeu nota total 4,21.
Dentre os serviços com melhores avaliações, destacam-se o tempo de espera na fila da emigração, com 4,81, e cordialidade dos funcionários, com 4,60. Outros aspectos também empurraram a nota do Salgado Filho para cima: tempo de espera para embarque internacional de oito minutos — ficando atrás apenas de Curitiba, que registra sete —, cordialidade dos funcionários do check-in, qualidade da informação nos painéis e esteiras de restituição de bagagem e conforto térmico. De 38 itens, somente 11 ficaram abaixo da média estipulada pelo governo, que é de quatro.
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi o primeiro do ranking geral, recebendo nota 4,78. O terminal Afonso Pena, em Curitiba (PR), ficou na segunda colocação, com 4,74.
Em uma avaliação mais ampla, que considerou o terceiro trimestre deste ano, 92% dos passageiros consideraram os aeroportos como "bons" ou "muito bons". O índice de satisfação geral foi de 4,38.
Entre as companhias aéreas, o destaque foi a Latam, que obteve o melhor resultado na avaliação sobre o tempo de restituição das bagagens. Já a Azul teve os melhores indicadores no quesito tempo médio de espera na fila de embarque doméstico e espera na fila do check-in.
Nos últimos quatro anos, a pesquisa já ouviu mais de 290 mil pessoas. Os resultados são divulgados a cada trimestre pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.