
Para estimular a crença das crianças no Papai Noel, a empresa de segurança digital AVG Technologies lançou um software gratuito que os pais podem instalar no computador e assim "esconder" conteúdos online capazes de levar os filhos a descobrir prematuramente a verdade sobre o Papai Noel. O "conteúdo revelador" é substituído por uma imagem do Bom Velhinho em uma oficina de brinquedos.
O software foi desenvolvido depois de uma pesquisa realizada pela empresa apontar que 26% das crianças descobrem que o Papai Noel não é real pela internet. Antes, as crianças faziam a descoberta em conversas com os amigos ou ao achar os presentes ainda não embalados em algum canto da casa.
Chegada do Papai Noel abre programação do Brilha Porto Alegre
A pesquisa foi feita em treze países, com 14.089 famílias com filhos nascidos entre 1997, ano em que o Google foi lançado, e 2013. O levantamento também apontou que a idade em que deixam de acreditar caiu de uma média de 8 anos e 7 meses, na geração dos pais, para 6 anos e 11 meses na atual geração.
A pesquisa também foi feita no Brasil com 2.010 famílias entrevistadas. Entre os pais brasileiros, 52% disseram considerar a internet como o "maior vilão" na descoberta precoce sobre o Natal e 96% disseram acreditar que a internet "torna mais fácil" a descoberta. As entrevistas foram feitas em novembro.
Natal Luz de Gramado e o parque Snowland enviam cartas escritas pelo Papai Noel em ação de fim de ano
Já entre as crianças brasileiras, 41% delas respondeu que tiveram suas primeiras suspeitas a respeito do Papai Noel depois de visualizar anúncios online dos presentes que haviam pedido em suas cartinhas. 25% das crianças ainda disseram que viram os pais fazendo as compras de presente online e 21% disseram ter visto piadinhas na internet sobre o Papai Noel.
- A internet não é apenas a principal fonte do fim da inocência das crianças, mas também está fazendo com que descubram a verdade sobre o Papai Noel muito antes daquelas nascidas antes da era digital. Com essa campanha, queremos oferecer aos pais a opção de uma ferramenta para ajudar a manter vivo o mistério do Papai Noel por mais alguns anos - disse Cian Mckenna-Charley, diretor de marketing da HMA!, empresa do grupo AVG, que desenvolveu o software.